Black Friday: Você realmente está preparado?

Por Daiane Amorim, analista comercial do Predize*

Desde 2010, a quarta sexta-feira do mês de novembro é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros. Com foco principal na internet, a Black Friday é considerada o maior evento de e-commcerce do ano, aumentando as vendas em geral, durante todo o período. Tendo em vista que para os sellers é uma ótima oportunidade para atrair e fidelizar novos clientes, a maioria começa a se preparar com antecedência, planejando estoque extra para atender aos clientes, analisando dados do mercado a fim de ofertar valores atrativos e descontos reais, sistema estável, mas… Será que isso é suficiente?

Conseguir comprar o produto desejado por um bom valor já não é mais garantia de um cliente satisfeito. Considerando o cenário atual, onde todos estão cada vez mais conectados e impacientes, sai na frente quem atende o cliente com qualidade e rapidez. Clientes satisfeitos compram mais, indicam sua loja e te qualificam positivamente. Ou seja, para garantir uma boa reputação digital, é necessário manter o foco no cliente, pois o que determina a satisfação dos clientes não é somente o ato de comprar, mas sim sua experiência como um todo.

Com isso, alguns acreditam que a solução seria contratar mais pessoas, aumentar a equipe de SAC e até mesmo criar novos turnos para disponibilizar horários diferenciados de atendimento. Outros, acreditam o caminho é utilizar o avanço da tecnologia a seu favor, como softwares e máquinas que realizam tarefas e serviços operacionais. Estou falando da Inteligência Artificial.

Cada vez mais presente no dia a dia, a Inteligência Artificial (IA) é a tecnologia que possibilita a simulação da capacidade humana de perceber, raciocinar, solucionar problemas e tomar decisões por meio de dispositivos, permitindo que os seres humanos atuem de forma mais estratégica. Para as empresas, a utilização dessa tecnologia traz diversas vantagens como aumento da produtividade, redução de falhas e automação dos processos, além de melhoria no relacionamento com os clientes, alterando assim a forma de trabalhar em diversos segmentos do comércio, da indústria e do varejo.

Entendendo que o uso da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente pode ser uma grande aliada, uma dica é adotar uma plataforma de SAC inteligente, especializada em otimizar o atendimento ao cliente com objetivo oferecer uma experiência positiva aos consumidores de marketplaces, que possibilite agregar essa tecnologia ao seu negócio. Soluções como essa já se encontram disponíveis.

 

Sobre a autora:

Formada em Administração pela UNIVEM, Daiane Amorim é Analista Comercial do Predize, plataforma de SAC especialista para quem vende em marketplaces criada pelo DB1 Group. Com 10 anos de experiencia em atendimento ao cliente e passagem por empresas como Buscapé e Connect Parts, é apaixonada por e-commerce e tudo que envolve esse meio.

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