Enem: redação segue viés esperado, mas surpreende no tema

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Democratização do acesso ao cinema no Brasil foi o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado no último domingo. O texto, em formato dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, deveria ser desenvolvido a partir da situação-problema e dos textos motivadores. Para o professor de redação do Sistema Positivo de Ensino, Caio Castro, era esperado um tema mais neutro, do ponto de vista ideológico, mas o assunto surpreendeu por ser bem específico. 

“Tínhamos comentado que provavelmente a temática iria para um lado que não gerasse tanta polêmica quanto nos anos anteriores. O que surpreende é a vertente que ela trouxe para a discussão, trazendo um tema bem específico como proposta, mas que poderia ser abordado sob diversos aspectos”, expõe o especialista.

Os quatro textos bases, segundo o professor, ajudaram a observar e a compor uma estratégia argumentativa e levavam a direções bastante amplas, que possibilitavam que o aluno, a partir do seu conhecimento de mundo, se posicionasse e construísse uma argumentação. “Dentro dessa abordagem, não era aconselhável ficar explorando a natureza artística do cinema, mas sim de que forma podemos favorecer o acesso a essa arte, uma vez que a arte atua na subjetividade humana e, portanto, é um direito”, explica Castro. 

Para ele, foi possível pensar em diferentes perspectivas para a argumentação: “podemos pensar uma linha argumentativa explorando a tecnologia, passando pelos videocassetes, pelos dvds e chegando às plataformas digitais disponíveis hoje – e isso poderia trazer um viés de contra argumentação de que não é todo mundo que tem acesso à tecnologia”, destaca. Ademais, o candidato também poderia mencionar a necessidade de descentralização dos cinemas, com a promoção dos mesmos em regiões que se encontram afastadas dos grandes centros urbanos; a redução do ingresso; a criação de cinemas públicos; as iniciativas privadas de cinemas de rua; os festivais de cinema; entre outros, para a argumentação. 

Por fim, o professor lembra que o texto precisava de uma estrutura dissertativa argumentativa, então seria necessário um viés mais crítico das informações e uma estrutura que deixasse clara qual a tese e a proposta de intervenção. O conteúdo da transmissão ao vivo após a prova, com comentários de todas as áreas e o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2019 pode ser acessado no link: http://conteudo.ensinopositivo.com/gabarito-enem-2019.

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

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