Quais as principais competências do gestor 4.0?

Hierarquia, padronização e controle fazem parte de um modelo tradicional de gestão, que está ficando cada vez mais defasado nas empresas. A tecnologia avançada e colaboradores superconectados exigem uma forma de gerenciamento mais compartilhado e linear. Essa nova liderança, conhecida por liderança 4.0, é uma referência à 4ª Revolução Industrial, por se tratar de uma transformação tão poderosa, como a vivenciada pela máquina a vapor, eletrônica ou o início da informatização.  “Nesse novo mercado, o profissional precisa se desprender dos conceitos antigos de hierarquia e usar as aptidões de todos os colaboradores a favor dos objetivos da empresa”, explica o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, que elenca as principais características do gestor desse novo mercado:

Quais as principais competências do gestor 4.0?

1- Construir times de alta performance: o novo mercado exige profissionais que incorporem um combinado de habilidades e competências. A criatividade é uma característica de suma importância, para solucionar crises, criar ou reinventar conceitos e práticas.
2- Liderança Estratégica: é necessário olhar para a empresa como um todo e aliar uma gestão de pessoas eficientes, com um plano de negócios efetivo. A gestão estratégica está preocupada com o capital humano da corporação, ao mesmo tempo em que avalia o negócio da companhia e integra as duas partes de forma efetiva, com foco no sucesso como um todo.
3- Integridade: o gestor hoje precisa ser integro e ter uma conduta ética, ser educado e congruente com suas palavras e ações. Ainda: ser honesto quanto a suas aptidões e habilidades, sabendo reconhecer quando não tem conhecimento profundo sobre determinado assunto, buscando conhecimento ou repassando o problema para outro profissional da equipe que tenha a habilidade necessária para resolver o problema.
4- Descentralização: enquanto os colaboradores buscam por desafios, autonomia e responsabilidades, o gestor precisa estar pronto para se desprender do controle e usar as habilidades profissionais de seus colaboradores a favor da empresa.
5- Inteligência Emocional: conhecer e controlar as próprias emoções, saber se auto motivar, ter empatia e saber se relacionar interpessoalmente são os pilares da inteligência emocional. O gestor precisa de autocontrole e conhecimento de si próprio para saber lidar com as suas emoções e também de seus colaboradores.
6- Adaptabilidade: estar aberto a mudanças é característica fundamental para um gestor 4.0, que enfrenta todos os dias um mercado em constante transformação. Saber ouvir, buscar informações e estar sempre aberto a novas formas de trabalhar garantem sucesso na gestão.
7- Pensar fora da caixa: não existe mais uma fórmula certa. Cada empresa é única! Buscar novidades, soluções inovadoras e estar aberto a sugestões de outros colaboradores garantem ao gestor uma liderança mais assertiva. Reuniões de brainstorm são sempre enriquecedoras para resolver problemas e encontrar soluções para a empresa.
8- Informação para o cliente: orientar, fornecer informações e acompanhar o ciclo do cliente dentro da empresa é essencial para garantir a satisfação e fidelização do público da empresa. Saber se relacionar com o cliente, entender suas necessidades e avaliar sempre qual o sentimento dele em relação à companhia norteiam futuras ações da empresa, para conquistar novos clientes com mais facilidade e fidelizar os antigos.
9- Agilidade: em um mercado em constante transformação, com novas tecnologias a todo o instante, a agilidade ganha cada vez mais espaço nas características dos profissionais de sucesso. Tomar decisões rapidamente é, muitas vezes, crucial para o sucesso do negócio.
10- Aprendizagem: parar de estudar, jamais! A educação continuada é parte vital do sucesso da carreira. Em um mercado em constante transformação, adquirir novos conhecimentos é peça chave para garantir o seu lugar no mercado de trabalho. Cursos rápidos, graduação, pós-graduação, treinamentos específicos, tanto na área de atuação como no desenvolvimento pessoal devem estar sempre no dia-a-dia do profissional.

Sobre a ESIC:

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