Grupo New Space lança bot para agilizar e automatizar processos de venda de consórcio e crédito consignado

Batizada de S.A.N.D.R.A, solução inova ao trazer a Inteligência Artificial para um patamar de negociação e contratação de produtos e serviços.

O Grupo New Space, um dos líderes na oferta de serviços e soluções de tecnologia para os mais diversos segmentos de negócio, anuncia o lançamento da S.A.N.D.R.A (Smart Agent aNd Data Robotic Automation), um bot que permite à instituições financeiras e profissionais do segmento ofertar consórcio e crédito consignado aos seus clientes, sem necessitar da intermediação de terceiros. Trata-se de uma solução que agrega muito valor ao negócio, uma vez que é capaz de substituir processos manuais da equipe comercial, do call center, além de outras áreas.

“O processo de concessão de crédito e consignado envolve uma série de etapas: prospecção, negociação, formalização, envio da documentação, aprovação, eliminação dos documentos e liberação do crédito. A New Space atuava ‘apenas’ a partir da formalização e o bot foi desenvolvido para complementar as nossas soluções de Esteira Digital para Crédito e Consignado”, afirma Fernando Adriano, diretor de TI do Grupo New Space. Segundo o executivo, por meio de várias ferramentas de Inteligência Artificial, o produto consegue interpretar as respostas dos clientes e a interação acontece diretamente pelo Whatsapp.

Como exemplo, imaginemos uma pessoa que envia a seguinte mensagem: “eu quero financiar R$ 10 mil” – aqui vale a ressalva de que também é possível que a interação aconteça a partir do bot. A S.A.N.D.R.A consegue interpretar dois conjuntos de informação: intenção e entidade, ou seja, ele entende o propósito da interação (quero financiar) e o conteúdo (R$ 10 mil). Do mesmo modo, permite esclarecer dúvidas, negociar o valor do crédito, o número de parcelas, taxas etc. O interessado sinalizou positivamente? O próprio bot faz uma varredura no cadastro para checar questões como: o valor está dentro do limite? Qual o percentual de juros que é possível negociar? Na sequência, acontece a comprovação documental para checar se todos os documentos estão válidos, seguido pelas etapas de geração e assinatura de contrato. Com tudo aprovado, a solução sinaliza ao banco para liberar o recurso. “O objetivo é otimizar o tempo de negociação e envolver o mínimo de esforço manual no processo”, explica o diretor de TI.

Junto com o bot, a New Space também disponibiliza o software Gestão de Prospects em que os profissionais do segmento podem cadastrar seus clientes e as respectivas oportunidades de negócio. E, além da Inteligência Artificial em redes neurais, a S.A.N.D.R.A vem embarcada com outras tecnologias como reconhecimento facial, blockchain, antifraude, OCR (optical character recognition) e RPA (robotic process automation). Segundo Adriano, “não há nenhuma ferramenta como essa no mercado. O que existe são soluções que fazem apenas interações básicas de perguntas e resposta, coleta e entrega da documentação, enfim, mas nenhuma delas tem o poder de negociação que nós temos”.

Vale ressaltar que todos os parâmetros são customizáveis, ou seja, a empresa pode optar por coletar apenas o CPF, outra o RG, ou, ainda ambos, enfim, o cliente que define. A solução também é customizável, podendo ser usada para diferentes fins, tais como contratação de seguro de vida, seguro de carro, abertura de conta digital, atendimento e tira dúvidas etc. Outro benefício é que, ao longo do tempo e com as interações do dia a dia, o bot vai aprendendo e desenvolvendo mais um importante variante: sentimento. A solução consegue perceber pelo tipo de escrita se a pessoa está satisfeita ou insatisfeita. E permite intervenção humana, sempre que houver necessidade.

“A expectativa é muito positiva. A tecnologia do bot já é existe há algum tempo no mercado, mas conseguimos inovar trazendo a Inteligência Artificial para um patamar de negociação e contratação de produtos e serviços”, finaliza o executivo da New Space.

Mercado em franco crescimento

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019, produzido pelo Mobile Time, o número de bots produzidos por empresas brasileiras triplicou em 2018, na comparação com o ano anterior, e o volume de mensagens que trafegaram por essas plataformas é de cerca de um bilhão por mês. Os canais mais usados pelas empresas são: Facebook Messenger (86%), Sites em geral (84%), WhatsApp (75%), Apps móveis (51%) e Telegram (42%).