Gameficação ajuda empresas a engajar colaboradores

A campanha “Exército do Bem, a Jornada”, do DB1 Group, visa transformar AMOR em MOVIMENTO em prol da sociedade

O Comitê de Responsabilidade e Desenvolvimento Socioambiental (CORDS) do DB1 Group, formado por empresas brasileiras de tecnologia com sedes no Brasil, Argentina e Estados Unidos, comemora cinco anos atividades em em 2020 e acaba de divulgar a campanha “Exército do Bem, a Jornada”, cujo objetivo é mensurar e aumentar o engajamento e a participação dos colaboradores em ações sociais e ambientais que causem impacto na sociedade.

A campanha será baseada em gameficação, que usa técnicas motivacionais geradas por dados, utilizadas há anos por desenvolvedores de games, aplicadas a contextos não relacionados a jogos, permitindo a criação de ferramentas de engajamento por meio de três elementos principais: motivação, dados e interação.

A jornada ocorrerá ao longo de todo ano e atribuirá pontuações e premiações a todas as interações nas campanhas promovidas pelo CORDS. Com temática baseada no famoso jogo eletrônico Mario Bros, as ações serão realizadas nos três territórios de ação do DB1 Group: Mundo Social (voluntariado), Mundo Educação e Mundo ECO.

Mundo Social:

  • DB1 Rebuild
  • PET
  • DB1 Saúde
  • Olimpíadas de Inverno também conhecida como Campanha do Agasalho
  • Dia das Crianças
  • Natal

Mundo Educação:

  • DB1 ao Cubo
  • Arrecadação de material escolar

Mundo ECO:

  • Plantio de árvores
  • Economia de água
  • Economia de energia
  • Economia de materiais de escritório/impressões
  • Eliminação dos descartáveis
  • Incentivo ao consumo de alimentos orgânicos

Todas as ações que compõem os três mundos estão conectadas ao Troféu do DB1 Awards Eco, cujo objetivo é reconhecer os colaboradores que se destacaram durante todo o ano no que se refere às ações desenvolvidas pelo CORDS.

Todos os colaboradores do DB1 Group podem participar, dos escritórios de Maringá, Campo Grande, Presidente Prudente, além daqueles que trabalham no formato Home Office.

A cada mundo ou território conquistado, o colaborador receberá um PIN que representa o alvo principal das ações do mundo que foi conquistado: Coração (Mundo Social), Lápis (Mundo Educação) e flor (Mundo ECO). Os pins conquistados poderão ser adicionados ao cordão de crachá dos colaboradores.

Para conquistar o tão almejado PIN será necessário atingir 50% ou mais dos pontos disponíveis em cada mundo, de acordo com a seguinte pontuação:

  • 7 pontos: participar de Lightning Talks sobre a campanha
  • 19 pontos: doação
  • 21 pontos: ajuda ao CORDS
  • 25 pontos: práticas e/ou visitas

A conquista dos pontos poderá ser acompanhada por uma plataforma interna. Derrotará o Browser, principal vilão do universo Mario, o colaborador que tiver o maior número de pontos conquistados ao longo da jornada. O prêmio será entregue na festa de final de ano do DB1 Group.

De acordo com Jnatas Lenotti, Líder de Equipe de Suporte do ANYMARKET e membro do CORDS há três anos, “o grande campeão do jogo será aquele que mais se engajou, que mais ajudou nas ações, que mais participou e consequentemente mais contribuiu para a sociedade, transformando AMOR em MOVIMENTO para impactar pessoas, fomentar evoluções e contribuir para uma sociedade melhor”.

O CORDS carrega muito da missão do grupo: desenvolver as melhores soluções tecnológicas, criar e evoluir as práticas de gestão da organização no aspecto socioambiental, envolvendo e engajando os colaboradores, incentivando a competitividade e, claro, atendendo a sociedade em suas necessidades.

E as ações do CORDS vêm ganhando cada vez mais espaço na empresa, tanto que o número de membros ativos do comitê, que são as pessoas que idealizam e planejam as ações de responsabilidade social, aumentou em 125%. Para se ter uma ideia da mobilização interna, a Campanha do Agasalho, realizada todos os anos pela empresa, mobilizou 80% dos colaboradores.