Como manter a produtividade em tempos de Home Office

Em tempos de pandemia mundial, a orientação é para que as pessoas saiam de casa o mínimo possível para evitar o contágio da doença. Com isso, muitas empresas estão dispensando seus colaboradores para trabalhar de casa – quando possível.

Segundo o CEO da Iwankio Consulting e consultor em Lean 6 Sigma, Alexandre Iwankio, a produtividade em casa pode até melhorar, se os profissionais se organizarem com a nova rotina. “No começo é preciso foco e atenção total, adotar métodos de planejamento para que não caia o rendimento, já que em casa temos outros atrativos além do computador, como a TV, cozinha à disposição, muitas vezes outras pessoas em casa e até os serviços domésticos”, explica.

O que para muitos é novidade, para outros já é padrão há muito tempo. De acordo com a última pesquisa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, realizada em 2019, 45% das empresas participantes possuem colaboradores que trabalham em casa e 15% estão avaliando a implantação do modelo. O Global Evolving Workforce traz ainda outro dado significativo: 54% dos brasileiros se consideram mais produtivos ao trabalhar em casa.

Um estudo da Universidade de Stanford apontou que aqueles que trabalhavam em casa aumentaram a produtividade em 13%, se mostraram mais satisfeitos, faziam menos pausas e ficavam menos doentes. “Mas tudo isso só é possível conquistar com organização”, conta Iwankio, que dá dicas de como manter a produtividade em tempos de home office.

1- Mantenha uma rotina e horários. Acorde cedo, tome café, tome um banho e vista-se como se estivesse indo ao escritório. Uma das maiores vantagens do home office é poder flexibilizar os horários, mas isso não quer dizer que trabalhará 24 horas por dia ou trabalhará pouco. Estabeleça horários e cumpra seus afazeres dentro do combinado consigo mesmo;

2-      Estabeleça um ambiente para o trabalho e respeite-o. Uma mesa com cadeira confortável, espaço para seus pertences. No final do dia, organize-o e deixe pronto para o próximo dia. A organização do espaço físico ajuda muito na produtividade.

3-      Use a tecnologia a seu favor. Marque reuniões periódicas de alinhamento com equipe, chefe ou cliente. Para isso, utilize ferramentas de gestão, como aplicativos ou softwares, que facilitem a troca de informações e alinhe o que precisa ser feito. Tudo isso requer uma internet de excelente qualidade.

4-      Planeje tarefas. Importante fazer check lists e alinhar todos os pontos ao final do dia;

5- Metas de curto, médio e longo prazo! Caso consiga cumprir as metas, que tal uma recompensa? Motive-se a ser melhor;

6- Estabeleça horários para alimentação e intervalo. Em casa, a tendência é comer toda hora, o que distrai muito. Estabeleça horário de almoço e intervalos de lanche e evite ao máximo fazer quaisquer refeições na mesa de trabalho.

7- Elimine distrações. TV e som desligados é o ideal, e as redes sociais devem ser usadas nos horários de intervalo.

Sobre a Iwankio Consulting: Consultoria especializada na aplicação do Lean 6 Sigma, estratégia gerencial disciplinada e quantitativa, cujo principal objetivo é aumentar a lucratividade das empresas pela otimização de seus processos. A empresa atua também em treinamento para formação de gestores Champions, White, Yellow, Green e Black Belts, ISO, a utilização do software estatístico Minitab e Ciclo PDCA para melhoria de processos. Todas as atividade da Iwankio Consulting tem como objetivo a otimização dos processos e o aumento da lucratividade das empresas. Entre os principais clientes, estão Rumo, Alcast, Arotubi, Banco Real, Behr, Boticário, Colorfix, Contax, CST, Dataprom, DPA/Nestlé, Electrolux, GVT, Kraft Foods, Moinho Iguaçu, MWM International, Plastilit, Prati-Donaduzzi, Ritmo, Samarco, Stora Enso, Tupy, Vale e Villares Metals.

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