Lucro dos hotéis subirá até 30% em 2020

Crescimento de receita será acima de 10% em cinco das 11 cidades analisadas, segundo estudo da HotelInvest e do FOHB
Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB; Diogo Canteras, sócio fundador HotelInvest; Cristiano Vasques, sócio diretor HotelInvest; Pedro Cypriano, sócio diretor HotelInvest.

A HotelInvest, em parceria com o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, acaba de divulgar a 14ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira. Ao todo, 35 das principais redes hoteleiras do país informaram a previsão de novas aberturas até 2024 e 25.768 unidades habitacionais foram analisadas para sinalizar ao mercado o potencial de crescimento de receita no setor.

Os principais resultados apontam para uma intensificação do ritmo de crescimento de desempenho dos hotéis no Brasil. Para 2020, a HotelInvest projeta aumento de receita em todos os mercados analisados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Vitória, que devem crescer acima de 10%. “Apesar do aumento percentual expressivo, a base ainda é modesta, com diárias até 48% abaixo do pico histórico em valores reais. É importante que as tarifas continuem crescendo para recompor o potencial de resultado e de reinvestimento do setor”, comenta Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB.

Entre as cidades com crescimento moderado de receita para 2020, de 5 a 10%, estão Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Recife. Apesar da ociosidade um pouco maior em parte desses destinos, diversos dias já apresentam boa ocupação, o que facilita o processo de aumento de tarifa, tanto das públicas como das negociadas. Entre as 11 cidades, apenas Goiânia tem perspectivas de crescimento mais modestas, abaixo de 5%. A cidade é a única com ocupação anual abaixo de 60% e ainda há novas aberturas previstas.

“O momento atual do mercado hoteleiro no Brasil é positivo. Há três anos a ocupação cresce e, desde o ano passado, as tarifas ganharam fôlego em diversas praças do país. Enxergamos um potencial de incremento de lucro de até 30% em hotéis bem posicionados”, afirma Pedro Cypriano, sócio-diretor da HotelInvest e coordenador do Panorama.

Para Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB, “as perspectivas das grandes redes que atuam no Brasil quanto aos orçamentos para 2020 também são mais otimistas em comparação com o ano passado. Acreditamos em um aumento de 2,5% em ocupação e de aproximadamente 3% em diária média, além da inflação. Caso a agenda econômica do Governo seja cumprida e os riscos de uma crise global não se materializem, o desempenho dos hotéis continuará crescendo”.

As estimativas são mais favoráveis, porém a HotelInvest acredita que os resultados serão mais positivos que o orçado. Em 2019, as redes estimaram aumento real de 4,4% em RevPAR e no realizado o crescimento chegou a 8,3%, variação 88% acima do esperado.

Em um ambiente econômico mais favorável e com evolução de oferta ainda restrita, o desempenho dos hotéis no Brasil deve melhorar, especialmente na diária média, que por muito tempo esteve abaixo das expectativas.

169 hotéis em desenvolvimento no Brasil até 2024. Total de R$ 6,6 bilhões em investimentos

A nova oferta contempla 54 marcas e 24.914 unidades habitacionais, concentradas nos segmentos econômico e supereconômico (66%), no sudeste e sul (75%), e em cidades do interior com até 300 mil habitantes (45%). Há uma tendência de interiorização dos investimentos em hotelaria, e com a retomada do crescimento econômico nacional, a estruturação de novos hotéis em municípios de pequeno e médio porte deve se intensificar. E o perfil claro de produto para tais regiões são os hotéis mais simples.

Em comparação com a última edição do Panorama, publicada em setembro de 2019, 39 novos contratos foram assinados. “É um sinal de que os investidores já estão mais confiantes com o potencial de crescimento do setor hoteleiro e também da economia brasileira”, comenta Cristiano Vasques, sócio-diretor da HotelInvest. E para os novos contratos, 54% ainda serão estruturados como condo-hotel.

Quanto a produtos com uma proposta de valor lifestyle, somente 11% dos novos hotéis terão esse direcionamento. A essência dos projetos em estruturação é de empreendimentos de hotelaria mais tradicional. “Já há espaço no Brasil para propostas mais ousadas e modernas, e não apenas no segmento de luxo. Produtos com design e funcionais devem ganhar força no país nos próximos anos”, ressalta Diogo Canteras, sócio-fundador da HotelInvest.

A versão completa do Panorama da Hotelaria Brasileira pode ser acessada no site da HotelInvest ou clicando aqui.

 imprensa@promonde.com.br