99Food inicia operação em Curitiba

A 99Food, plataforma de intermediação de entregas que aproxima pessoas às opções dos melhores estabelecimentos locais, completa mais uma etapa do seu projeto de expansão com a chegada do aplicativo em Curitiba. A capital paranaense foi escolhida após três meses da estreia da empresa no Brasil e após a consolidação da operação inicial em Belo Horizonte, Minas Gerais.

“O objetivo da 99Food é compreender e refletir as demandas locais com eficiência. O cenário gastronômico de Curitiba difere bastante de Minas Gerais, são influências e públicos variados, mas igualmente diversificado, que permitirão aprimorar o trabalho da nossa equipe, oferecendo a possibilidade de solicitar a entrega de opções acessíveis e variadas para todos nossos clientes, refletindo os gostos e preferências culinárias dos curitibanos”, destaca Danilo Mansano, diretor-geral da 99Food.

A 99Food é uma empresa que integra a 99/DiDi, empresa de tecnologia voltada para a mobilidade urbana e presente em Curitiba desde 2017. Entre 2019 e 2018, a empresa dobrou o total de corridas realizadas na capital paranaense, colocando Curitiba como a 5ª cidade do país que mais tem corridas pela plataforma. Esta parceria de longo prazo com a cidade e seus moradores é um dos motivos pelos quais a 99Food inicia as operações no município neste momento.

A 99Food também conta com o profundo conhecimento da DiDi na construção de serviços de alta qualidade e eficiência do Leste Asiático à América Latina. Na China, primeiro país onde o serviço de intermediação de entregas foi lançado, mais de 1 bilhão de entregas são feitas todos os meses no setor. A 99Food oferece a opção dos consumidores fazerem o pedido através da mesma plataforma onde já são solicitadas as corridas (disponível para usuários dos sistemas Android e iOS). Mais informações estão disponíveis em bit.ly/99Food-01pr .

O serviço ofertado tem muito potencial de crescimento no país, com um público que ainda usa pouco as comodidades de solicitar a entrega via aplicativo e receber em casa as principais refeições, sendo visto ainda como um serviço para momentos especiais e não para as necessidades do dia a dia. “Na China são realizados cerca de R﹩ 45 milhões de pedidos por dia, enquanto no Brasil, o mercado gera cerca de R﹩ 20 mil por mês”, exemplifica Mansano.

Ações de Prevenção ao Coronavírus

Para uma entrega mais segura para os entregadores parceiros e clientes, a 99Food orienta que seja realizada uma entrega sem contato. Basta o consumidor informar no chat para o entregador parceiro que deseja esta forma de entrega. Lembrando que o consumidor deve realizar o pagamento dentro da plataforma para que esse tipo de entrega seja possível. Os entregadores parceiros também contam com seguro contra acidentes pessoais, e poderão retirar, nas próximas semanas e gradualmente, kits contendo máscaras da categoria N95/FFP2 e álcool em gel 70% para higienização de mãos, bolsas e guidão.

Para a 99Food, a saúde e a segurança de sua comunidade são prioridade, por isso, com base nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a plataforma ainda criou e compartilhou guias preventivos de higiene para entregadores parceiros, restaurantes e consumidores. As informações estão disponíveis em sessões online informativas ou pela página http://99app.com/99food_corona/.

A empresa também apoia o movimento #CompredoPequeno, incentivando que os consumidores façam pedidos de estabelecimentos independentes no aplicativo, através de combos de diversos tipos preparados pelos restaurantes.

A companhia está monitorando de perto a evolução do coronavírus (COVID-19) e segue em contato com autoridades locais para criar e manter medidas preventivas atualizadas. Dada a situação atual, a 99Food está implementando ações para tornar as entregas em Curitiba mais seguras e, assim, contribuir para reduzir a possibilidade de contágio.

Confira todas as medidas adotadas pela plataforma abaixo.

1) Fundo especial: DiDi Chuxing, dona da 99Food e da 99, criou um fundo de ajuda especial para motoristas e entregadores parceiros afetados pelo COVID-19. Esse fundo chegará a US﹩ 10 milhões para apoiar os mercados internacionais em que a empresa opera.

2) Orientações para a prevenção: Com base nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a 99Food criou e compartilhou guias preventivos de higiene para entregadores parceiros, restaurantes e consumidores. As informações estão disponíveis em sessões online informativas ou pela página http://99app.com/99food_corona/.

3) Kits de prevenção: para reduzir a probabilidade de contágio nas entregas solicitadas via 99Food, os entregadores parceiros poderão retirar, nas próximas semanas e gradualmente, kits contendo máscaras da categoria N95/FFP2 e álcool em gel 70% para higienização de mãos, bolsas e guidão.

4) Lacres de segurança: Os restaurantes poderão retirar, nas próximas semanas e gradualmente, lacres de segurança para incentivá-los a embalar adequadamente os alimentos e protegê-los das partículas do ambiente durante o transporte.

5) Entregas sem contato: Uma das recomendações de prevenção da OMS é manter uma distância social de pelo menos 1 metro entre as pessoas. Portanto, a 99Food sugere a opção de entrega sem contato direto. Basta o consumidor informar no chat para o entregador parceiro que deseja esta forma de entrega. Lembrando que o consumidor deve realizar o pagamento dentro da plataforma para que esse tipo de entrega seja possível.

6) Contas bloqueadas: no caso de um diagnóstico positivo de COVID-19 ou se algum usuário da plataforma estiver em quarentena por recomendação das autoridades de saúde, sua conta será temporariamente bloqueada como uma medida para impedir a propagação da doença.

7) Colaboração com autoridades: A 99Food está colaborando em ações e no compartilhamento de informações, de fontes oficiais como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

8) Entregadores parceiros segurados: os entregadores parceiros estão segurados contra acidentes pessoais do momento do aceite de cada entrega até sua finalização.

9) Pagamentos semanais para restaurantes: Para ajudar a criar uma fonte de fluxo de caixa mais confiável e imediata, mesmo em tempos incertos, continuaremos a fazer os pagamentos semanalmente para restaurantes. Esse recurso permite que restaurantes tenham acesso às suas receitas semanalmente, ao invés do ciclo de faturamento tradicionalmente mensal.

10) Mais independência para os restaurantes: Apoiamos pequenos e médios empreendedores, na 99Food não cobramos custo de ativação para restaurantes. Além disso, os restaurantes podem facilmente e em poucos minutos, criar e alterar seus menus. Esse recurso permite que, por exemplo, o próprio restaurante crie suas promoções, faça combos, experimente pratos diferentes ou até faça o upload do “menu do dia”.

Orientações e ações de prevenção para restaurantes

Segundo as autoridades de saúde, ainda não há evidências de que o vírus possa ser transmitido através de alimentos, no preparo ou no consumo, estejam eles crus, cozidos ou congelados. De qualquer forma, como prevenção, é importante sempre lavar bem as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos e garantir que o ambiente de preparo esteja higienizado de acordo com as regras da Vigilância Sanitária.

A melhor forma de prevenir a contaminação pelo coronavírus é seguir as recomendações emitidas pelas autoridades de saúde. Alguns cuidados básicos são:

1) Orientar a equipe da cozinha a lavar as mãos antes e depois do manuseio de alimentos, crus ou cozidos, bem como ao entrar e sair do estabelecimento;

2) De preferência, orientar a todos na cozinha a usar máscaras;

3) Priorizar o uso de diferentes tábuas de corte e facas ao manusear carne crua e alimentos cozidos;

4) Para proteger os alimentos das partículas do ambiente durante o transporte, fechar bem a embalagem e, se possível, colar um lacre de segurança em cada pedido;

5) Orientar que a equipe em contato direto com mais pessoas ou com dinheiro lave as mãos ou use um desinfetante entre cada transação;

6) Disponibilizar um desinfetante para as mãos ao alcance dos clientes e funcionários para promover uma higiene consistente;

7) Certificar-se de limpar e desinfetar qualquer objeto ou superfície em contato constante com as pessoas.

Orientações e ações de prevenção para entregadores parceiros

1) Entrega sem contato: A recomendação da OMS é manter o distanciamento de 1 metro entre as pessoas. Por isso, sugerimos que nas entregas em condomínios residenciais ou comerciais, o entregador parceiro não se desloque até o andar do consumidor, mas que deixe o pedido na portaria ou na expedição do local.

2) Higienização: Nos próximos dias os entregadores parceiros receberão máscaras e kits de higienização, além de instruções para desinfetar os materiais corretamente.

3) Prevenção: A empresa também está fazendo sessões informativas online para compartilhar informações sobre prevenção e educação com os entregadores parceiros.

Outras ações preventivas

A 99 e a 99Food vêm adotando diversas medidas para a proteção da saúde neste momento de pandemia. Uma delas é o pagamento de uma ajuda financeira, em forma de doação, aos motoristas parceiros e entregadores parceiros que forem diagnosticados com Coronavírus (Covid-19) ou que forem colocados em quarentena por uma autoridade médica. Os recursos virão de um fundo internacional de US﹩ 10 milhões criado pela DiDi Chuxing, companhia global dona da 99 e 99Food no país.

A quantia doada será uma média dos ganhos diários do motorista no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2020. No caso da 99Food, o período será de dezembro de 2019 a fevereiro deste ano. O valor doado cobrirá um período de 28 dias para quem testar positivo para a Covid-19 e de 14 dias para quem for colocado em quarentena por autoridade médica e será feito em uma parcela única. O valor mínimo será de R﹩ 300,00 e é preciso que o motorista parceiro ou entregador parceiro tenha concluído pelo menos uma corrida/entrega pela plataforma nos últimos 30 dias.

Outra ações da 99

Além do fundo criado pela DiDi, a 99 está apoiando outras iniciativas de controle ao novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. A empresa disponibilizará mais de R﹩ 4 milhões em corridas pela plataforma para os governos municipais no Brasil, e zerou, para este momento, a taxa de manutenção paga pelos motoristas parceiros que possuem câmeras de segurança instaladas em seus carros. A 99 também participa do movimento #DistânciaSalva, com mais de 60 grandes marcas brasileiras, com o objetivo de colaborar na conscientização sobre o contágio da doença e proteção aos mais vulneráveis. A empresa segue enviando mensagens via aplicativo para passageiros e motoristas parceiros com dicas de prevenção. Em http://99app.com/coronavirus/ os usuários da 99 podem conferir estas e outras instruções dadas pelo Ministério da Saúde.

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