Atendimento por apps de mensagens instantâneas pode ser solução para manter faturamento

CEO da SYM, explica que existem ferramentas de fácil acesso que trazem agilidade nas vendas e nos atendimentos em tempos de distanciamento social

Sem poder ir a shoppings ou as lojas de rua por causa da pandemia do novo coronavírus, consumidores estão se voltando ainda mais ao comércio eletrônico.  Para lidar com o aumento da demanda, e ainda proteger funcionários e entregadores, empresas do setor varejo e serviços estão ajustando a operação em meio à crise. Esse ajuste passa pelo uso da tecnologia e uma que tem se destacado é a utilização de chatbots para automatizar parte do atendimento, que precisa ganhar agilidade para que os negócios e vendas sejam concretizadas.

Muitas empresas que oferecem facilidades de acesso e que conseguiram continuar presentes no dia a dia dos clientes, especialmente de vendas de produtos e oferta de serviços, viram os pedidos de compra aumentarem exponencialmente no último mês por conta da pandemia da Covid-19.

A grande questão agora é como conseguir dar conta da demanda vinda dos apps de mensagens instantâneas (como Whatsapp e Telegram) e das redes sociais como Instagram e Facebook. “Muitas empresas podem perder oportunidades de vender porque não tem um chatbot que poderia auxiliar muito na interação com o cliente até o fechamento da venda”, explica Júlio dos Reis, CEO da SYM, desenvolvedora do Pigeon Bot, que já está no mercado há cerca de dois anos e atende empresa de diversos seguimentos.  

Júlio explica que os empreendedores imaginam que o bot é uma ferramenta complicada, que exige muito tempo disponível para se colocar em prática, quando, na verdade, a função dele é ganhar tempo, aumentar a possibilidade de gerar novos negócios e facilitar a vida dos seus clientes que procuram alternativas para ter acesso a produtos nessa época de restrições de deslocamento. “Por exemplo, lojas que estavam vendendo produtos para páscoa usando Whatsapp ou serviços que podem ser prestados respeitando o isolamento social, como orçamentos de preços, pedido de produtos, agendamento de entrega, informação de portfólio de produtos, seriam muito mais eficientes no processo de venda e entrega com a utilização de um bot.

Para apresentar essas funcionalidades e facilidades, a empresa disponibiliza o número 41 8756-7347 para teste do serviço de bot. Basta adicioná-lo a sua agenda do celular e testar o serviço no Whatsapp ou Telegram.

Além disso, os bots funcionam de forma bastante simples. Só é preciso um número de celular e o aplicativo desejado para a interatividade com o cliente. Os preços e produtos e formas de pagamento e até comprovantes podem ser envidados para os clientes pelo bot”, detalha o CEO, destacando que a era dos bots veio para ficar, especialmente pela necessidade do distanciamento social por conta da pandemia.  

Os bots, reforça Júlio, funcionam 24 horas por dia o que faz com que oportunidades de negócios não sejam perdidas porque o empresário estava desenvolvendo outra atividade. Ainda pelo bot é  possível receber o pedido, confirmar endereço de entrega e já enviar link de pagamento. “Os bots tem um custo baixo e que pode gerar lucro e a fidelização de clientes, de maneira simples e objetiva”, completa Júlio dos Reis.

Ainda é possível usar os bots em outros setores como educação, saúde, atendimento, varejo, marketing, pets, promoções e qualquer outro que necessite organizar a demanda de interações entre empresa e múltiplos clientes .

Saiba mais sobre a SYM e o Pigeon no https://www.portalsym.com.br/ e para testar o Pigeon via WhatsApp utilize o número  41 8756-7347