Covid-19: Em tempos de quarentena, idosos buscam na tecnologia alternativas para fazerem suas compras do dia a dia

Aplicativos de vendas, e-commerce e WhatsApp se tornaram maneiras eficazes e seguras para a terceira idade comprar sem precisar sair de casa e se expor ao vírus

Aos 76 anos de idade, o sociólogo aposentado Cesar de Almeida mantinha um hábito muito comum à pessoas  de sua faixa etária: uma vez por semana saía de sua casa, no centro de Curitiba, para ir ao mercado fazer compras. Esse costume, no entanto, teve que ser interrompido devido à pandemia do Corona Vírus e a necessidade de ficar em quarentena. Integrante do grupo de risco, Cesar viu na tecnologia uma alternativa para fazer suas compras sem precisar sair de casa, e, consequentemente, se expor ao Covid-19.

Usuário assíduo do WhatsApp, ele usou o aplicativo de conversas do Triunfo Supermercados e achou a experiência bastante positiva. “Fiquei muito preocupado em sair de casa depois que a pandemia começou. Muitos idosos contaminados e falecendo. Passei então a fazer compras via WhattsApp do Triunfo, mercado próximo a minha casa. O pessoal foi muito solícito e de pronto fui atendido. Acho que as compras online otimizam bastante as relações de comércio, porque além de preservar o isolamento para aqueles que, como eu, se vêem nessa contingência de isolamento. Devo dizer que no Triunfo encontrei uma foram descomplicada e rápida de ser atendido, sem burocracia e sem maiores delongas”, relata Cesar.

A preocupação com a quarentena não é apenas dos idosos, mas também de seus filhos. A professora Priscila Duarte passou por uma situação bastante complicada. Adoentada, ela não pôde fazer as compras para seus pais, de 77 e 82 anos, que chegaram a ficar três dias sem comprar comida por conta do isolamento. Situação que só foi resolvida quando ela resolveu usar o aplicativo de compras do Triunfo para fazer as compras. “A síndica do meu prédio me passou o contato da proprietária do mercado, que fica próximo da casa dos meus pais, e aí sim conseguimos comprar alimentos e outros produtos essenciais. Além de serem idosos, meus pais são portadores de doenças crônicas, portanto, estavam muito vulneráveis. Não queria que eles saíssem de casa. A compra via aplicativo foi nossa salvação, pois pude eu mesma escolher os produtos, pagar via cartão de crédito, e a entrega foi feita no dia seguinte na casa dos meus pais, com toda segurança e comodidade”, conta.

 

Compras online

 

            Fundado em 2000, o Triunfo Supermercados possui três lojas em Curitiba: uma no Centro, outra no Abranches, e a terceira na Barreirinha. O aplicativo de compras do supermercado, desenvolvido pela empresa Askyn,  começou a funcionar no início desse ano e já conta com mais de 1.200 produtos em sua prateleira virtual, cerca de 15% do que tem nas lojas físicas. “O mix de produtos, no entanto, vem sendo ajustado e aumentando na medida em que os usuários interagem no app”, explica o CEO da Askyn, Gustavo Schechtel.

Para usar o aplicativo, o usuário precisa baixá-lo na App Store da Apple ou Play Store da Google, e fazer um cadastro com seus dados pessoais, endereço de entrega, forma de pagamento, etc. Após a escolha dos produtos, as compras são entregues em até 1 ou 2 horas. “Atualmente, cerca de 15% de nossas vendas são feitas de forma online, pelo aplicativo e também pelo WhatsApp. Estamos desenvolvendo também um e-commerce. São ferramentas de vendas bastante eficientes e seguras, que tem dado um resultado muito bom principalmente agora nesse período turbulento da pandemia”, afirma a proprietária do Triunfo, Ângela Peters.