TIM estende trabalho remoto aos colaboradores do Centro de Gestão de Rede com solução em nuvem

Ferramenta TIM Cloud UC faz parte do portfólio da operadora para clientes corporativos e viabilizou transição rápida e imperceptível para modelo home office de 500 operadores

Uma solução inovadora desenvolvida pela própria TIM viabiliza o trabalho em sistema de home office para cerca de 500 técnicos e engenheiros do Centro de Operação Remota de Rede e Serviços, o iSOC. Em apenas três dias, os colaboradores responsáveis pela instalação e manutenção da rede 4G da operadora e do Centro de Operações da Rede Fixa (COP) passaram a realizar suas funções remotamente, mantendo a mesma qualidade do serviço e do atendimento.

A medida foi realizada após a TIM decretar a ampliação do plano de home office, adotando a modalidade em âmbito nacional em decorrência da pandemia da COVID-19. O TIM Cloud UC viabilizou essa operação nos centros de monitoramento, garantindo acesso seguro para a manutenção da rede. A solução de comunicação e colaboração está no portfólio de serviços para clientes corporativos da operadora e disponibiliza recursos complementares às funções de PABX.

“Conseguimos colocar o projeto em funcionamento em tempo recorde. A transformação de uma estrutura desta magnitude em 100% digital levaria normalmente de 15 a 30 dias para ser instalada e habilitada para uso dos nossos colaboradores. As equipes de TI da TIM trabalharam com agilidade e inteligência, amparadas por soluções inovadoras que temos dentro de casa, para fazer com que esse processo de transição fosse imperceptível para nossos clientes. Assim, conseguimos garantir a segurança das nossas equipes e ajudar de forma indireta a sociedade mantendo a qualidade de um serviço essencial neste momento: a conectividade”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Todas as funções realizadas nos três centros físicos de gerência de rede da operadora no Rio de Janeiro (Gamboa) e em São Paulo (Lapa e Santo André) foram virtualizadas. O projeto demandou a criação de uma solução dentro da plataforma de PABX existente, em um ambiente virtual, permitindo o acesso dos profissionais por meio de computadores e smartphones. Os ramais de atendimento aos técnicos de campo da operadora também foram redirecionados transferindo toda a árvore de telefonia da companhia para 280 ramais virtuais.

“O TIM Cloud UC faz parte de nosso portfólio de soluções para clientes corporativos desde 2018, oferecendo, em uma única plataforma, opções de comunicação integrada, com áudio e videoconferência, mensagem instantânea, compartilhamento de arquivos e telefonia fixa, entre outras funcionalidades baseadas na nuvem que são essenciais para a continuidade do negócio das empresas. Neste momento em que vária empresas estão adotando a prática de home office, tem se mostrado uma ferramenta especialmente útil”, explica Paulo Humberto Gouvêa, diretor Corporate Solutions da TIM Brasil.

 

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de accountability e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A empresa é desde 2015 líder em cobertura 4G no País e referência nas tendências do mercado, em linha com a assinatura da marca: “A inovação não para”.

A companhia é a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de estar há 12 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): é a operadora por mais períodos consecutivos nesta carteira. Também é primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo Pró-Ética, iniciativa que existe com o objetivo de promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. Para mais informações, acesse: www.tim.com.br.