5 dicas essenciais para o setor de alimentos enfrentar a crise

Indústria do segmento comenta medidas que podem ser adotadas pelo comércio para aliviar o impacto da pandemia sobre as vendas

 

Com o objetivo de ajudar estabelecimentos parceiros e da área de alimentação a minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre seus negócios, a Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, listou abaixo algumas medidas a serem tomadas pelo varejo para enfrentar a crise:   

Tenha delivery: apesar de já ser uma iniciativa amplamente adotada por muitos restaurantes e redes de mercados, pequenos negócios também podem apostar na entrega de produtos à domicílio no bairro em que estão. Os pedidos podem ser feitos por whats app ou telefone, dispensando o uso de aplicativos.

“Outro fator que pode ajudar a manter as vendas é deixar o frete grátis ou reduzido para produtos de necessidade especial”, sugere o diretor de marketing da Superbom, David Oliveira.

Fidelize o cliente: o executivo pontua que a fidelidade dos clientes também é importante em tempos de crise. Por isso, vale a pena investir em vouchers de desconto e plano de fidelidade, que instigue a venda dos produtos que trazem maior lucro para a loja. A boa e velha cartela de “compre 10 e leve um de graça” pode ser bem-vinda agora.

Disponibilize o pagamento online: “facilitar a compra é essencial, não só no momento de crise. Por isso, uma boa sugestão para sua loja é oferecer o pagamento online. Se não tiver esta estrutura ainda, é possível optar pela versão gratuita do PayPal”, recomenda.

Entenda medidas governamentais: governos federais e estaduais estão tendo algumas iniciativas para apoiar empresas, principalmente os micros e pequenos negócios. O executivo pontua que é importante estar atento à essas regras para refazer o planejamento financeiro e até renegociar alguns pagamentos.

Seja cuidadoso: manter seu estabelecimento aberto pode ajudar muitas pessoas, mas lembre-se de tomar as devidas precauções como: usar álcool em gel toda vez que tiver contato com dinheiro, sacolas, maquininhas de cartão e cartões; manter carrinhos e cestas de compra e balcões de atendimento sempre limpos com álcool em gel 70%. Já escalas de trabalho e rodízios com os colaboradores também podem evitar a propagação do vírus, em um momento delicado como este, é preciso haver muita flexibilidade.

A Superbom disponibiliza um material completo com mais dicas para que o varejo alimentar pode seguir para amenizar o impacto da crise através do link: http://materiais.superbom.com.br/crise-economica