Início + Mais Negócios Pequenas e médias empresas alavancam migração para serviços em nuvem

Pequenas e médias empresas alavancam migração para serviços em nuvem

0

Quarentena revela que caminho para a nuvem vem de baixo para cima e que a solução veio para ficar já que uma de suas características é a disponibilidade 

“Com as soluções em nuvem tudo é software, e está apenas a um clique da ativação”.

Gabriel Ortiz

O período delicado que vivemos já está marcado pelo forte movimento digital pela definição de bases para o “novo normal” nas relações de trabalho. A adaptação às pressas do home office e o salto digital que o isolamento social impôs aos negócios deu luz ao que já era uma tendência antes: a migração para a nuvem. Dados da IBM e Barclays apontam que o modelo em nuvem cresceu 35% no último ano no Brasil, e para Gabriel Ortiz, Solutions Architect da Nexcore Tecnologia, o atual momento deve alavancar esse número.

Se antes mesmo da pandemia esse caminho para a nuvem já estava acontecendo, 
está claro também que ele vem de baixo para cima. Segundo dados do relatório Global Cloud Computing Scorecard, o Brasil é o maior investidor em serviços de nuvem da AL, mas com baixo índice de aproveitamento dos benefícios relacionados à escalabilidade. Ortiz acredita que em curto espaço de tempo o sucesso das pequenas e médias empresas será a vitrine a alavancar o mesmo processo para as demais. 

Foto: Priscilla Fiedler


Isso porque, de acordo com o relatório ISG Provider Lens™ 2019 Public Cloud, a grande migração para serviços em nuvem (SaaS, PaaS, IaaS) é mais proeminente em empresas de pequeno e médio porte, visto que elas têm mais agilidade no que diz respeito a contratos. Usualmente as empresas que lidam com grandes contas e grandes contratos de software têm uma ação mais conservadora em relação a migrações de plataformas. 

A pandemia que estamos enfrentando colocou no radar de todas as empresas a necessidade do trabalho remoto. Todos tiveram que se adequar a uma nova realidade. E esse momento coloca em evidência as limitações de soluções de instalação local. Certamente essas fragilidades serão motivo de uma migração para modelos onde a disponibilidade é fator crucial, o que é uma das principais características do modelo de computação em nuvem“, comenta. 

Comunicação em nuvem

empresa curitibana Nexcore Tecnologia é referência em soluções em atendimento e comunicação Omnichannel, e oferece softwares que podem ser implantados em nuvem, atualmente os mais procurados pelos clientes. maior vantagem dos sistemas em nuvem, conta Ortiz, é a dupla disponibilidade e elasticidade. essa vantagem é a força dos serviços da Nexcore. “Cada vez mais a infraestrutura empresarial migra para a nuvem, administrar uma solução de comunicação com a tecnologia em nuvem deixa para trás fator hardware e sua obsolescência, e também as questões de disponibilidade do serviço. Hoje em dia é possível habilitar uma solução de comunicação com redundância geográfica em apenas alguns cliques“, explica. 

Ou seja, uma solução em nuvem pode ser disponibilizada em questão de horas e ajustada de acordo com as necessidades e o tamanho do cliente. O especialista lembra que “existe a desvantagem da dependência que o cliente tem da disponibilidade do seu link de internet, sem o qual não há acesso a soluções cloud. Esta desvantagem, no entanto, pode ser atacada com a utilização de redundância de link de acesso, se utilizando de duas fornecedoras de internet ao mesmo tempo. Fica a dica!

Ameaça ao hardware?

O crescimento dos softwares em nuvem pode caracterizar uma ameaça aos modelos de hardware e outros softwares empresariais, e para o especialista realmente são. “Sem dúvida as soluções em nuvem vieram para ficar. Foi-se o tempo onde para se agregar novas funcionalidades a sua solução de comunicação era necessário um grande investimento e a adição de mais módulos de hardware, com as soluções em nuvem tudo é software, e está apenas a um clique da ativação“, opina

Nexcore

Fundada em 2011, a Nexcore Tecnologia oferece soluções em atendimento e comunicação Omnichannel para empresas que precisam otimizar e personalizar o relacionamento com seus clientes, e unificar o histórico de comunicação. É referência nacional no segmento e tem sua matriz em Curitiba (PR). O software pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada empresa e se adequa especialmente em empreendimentos de médio e grande porte. 




Sair da versão mobile