Madeiranit aprimora controle e automatização de repasses com o Koncili

Reconhecendo a importância da conciliação de pagamentos para os negócios, a empresa resolveu investir em tecnologia para melhores resultados

Topview of office desk with documents and laptop. Businesswoman working on paperwork.

Atuando no setor moveleiro e da construção civil desde 1973, a Madeiranit é uma rede de lojas que possui parceria com renomadas marcas nacionais e internacionais e uma grande variedade de estoque – também direcionado para o canal de vendas online https://www.madeiranit.com.br/. São mais de 20 mil itens como ferramentas elétricas, ferragens, equipamentos gerais para marcenaria, decoração entre muitos outros. Com foco em atender as exigências do mercado em crescente expansão, a Madeiranit decidiu investir em inovação e tecnologia ao adotar o Koncili para automatização de repasses e conciliação de pagamentos dos marketplaces.

Com dois anos de existência, o Koncili é o primeiro software para a conciliação de pagamento de marketplaces do mercado. Parte do DB1 Group, empresas de tecnologia brasileiras sediadas em Maringá – PR e bases operacionais na Argentina e Estados Unidos, o Koncili é responsável por automatizar os processos de repasses de pagamentos de forma confiável para empresas de todos os tamanhos. Somente por meio de uma conciliação detalhada é possível saber se o seller está recebendo todos os valores corretos das vendas, se as comissões estão sendo cobradas corretamente com a porcentagem acordada em contrato e ainda analisar créditos e débitos relacionados à conta cadastrada nos canais de venda.

Para a responsável pela conciliação de repasses dos marketplaces do Madeiranit, Jaqueline Coca, a contratação do Koncili foi um passo muito importante para a evolução no atendimento por parte da empresa. “É bastante difícil e uma grande responsabilidade acompanhar tudo que está sendo cobrado, controlar comissões diferentes e formas de repasse em cada marketplace”, explica. “Antes do Koncili demorávamos pelo menos cinco dias para fazer a conciliação de um relatório de repasses de apenas um marketplace”, explica.

Depois de adotar o Koncili, Jaqueline consegue acompanhar a conciliação de repasses aos marketplaces na metade do tempo. Como no começo surgiram dúvidas se o sistema seria capaz de apresentar 100% de efetividade automaticamente, ela costumava fazer uma checagem manual até chegar à conclusão de que o Koncili não errava, alertando cada vírgula diferente. “Agora o tempo de conciliação de repasses caiu para menos da metade e estou satisfeitíssima. Está muito mais fácil e muito mais rápido com o Koncili e, com o tempo que sobrou, além de fazer o financeiro, eu consigo vender e ajudar ainda mais a empresa.

Além da conciliação em si, a partir da integração com o Koncili é possível criar estratégias para melhorar a performance de vendas, como por exemplo saber qual marketplace oferece um melhor rendimento, acompanhamento da sazonalidade das vendas ou até mesmo fazer uma observação para saber se deve investir em determinado canal ou não.

De acordo com Cassio Serea, fundador do DB1 Group e diretor do Koncili, “o foco principal do Koncili é levar maior qualidade de gestão financeira e segurança para os clientes que atuam com múltiplos marketplaces e adquirentes; verificando divergências nas comissões, descontos e controlando os pagamentos conforme o contratado. Com o processo automatizado, a conciliação passa a ser estratégica, fornecendo dados de altíssimo valor para os gestores na tomada de decisões”, explica.

Em janeiro deste ano, o Koncili mudou de marca e deu início ao processo de expansão internacional da empresa, com foco nos mercados da Argentina e Estados Unidos.

“O objetivo da expansão internacional do Koncili é replicar o sucesso que atingimos no mercado brasileiro e levar nossa expertise nos marketplaces globais. Pretendemos duplicar a carteira de clientes e expandir integrações, isto é, conciliando, além do marketplaces, os principais adquirentes que atuam no mercado”, comenta Cassio.

Em 2019, o Koncili fechou o ano com crescimento de 900% e outros números que também impressionam: a integração de 1.3 millhões conciliações para mais de 150 clientes como Atlas Eletrodomésticos, Dako, Onofre, Caloi, Unilever, Philips, L’oreal e Levis, junto a 14 dos maiores marketplaces do mercado, como B2W, Via Varejo, Shoptime, Casas Bahia, Mercado Livre, Amazon, Carrefour, Zattini, Netshoes, Extra, Magazine Luiza, Americanas.com, Submarino e Ponto Frio. Falando em termos monetários, o Koncili tem hoje 1,7 bilhões de GMV (Gross Merchandise Volume) acumulados.