Paraná Clínicas realiza 1 mil atendimentos por telemedicina ao dia

Paraná Clínicas realiza 1 mil atendimentos por telemedicina ao diaDesde o dia 23 de março, a Paraná Clínicas oferece, por telefone, orientações sobre o novo coronavírus e atendimento em outras 20 especialidades de saúde, como cardiologia, endocrinologia e nutrição. O serviço de telemedicina foi implementado após a suspensão temporária das consultas eletivas presenciais nas unidades próprias e faz parte do plano de contingência da operadora para achatar a curva de contágio da Covid-19 entre seus clientes. Em 57 dias de atuação remota, foram realizados 1 mil atendimentos por dia, em média.

“Atendemos quase 60 mil ligações telefônicas, com uma taxa de resolutividade bastante alta. Esse trabalho tem se mostrado muito importante nesse período de pandemia, porque tem nos ajudado a manter o acompanhamento médico de qualidade, em especial dos casos crônicos, e a evitar complicações ou desfechos negativos para o paciente”, explica a coordenadora médica da Qualidade e dos Programas de Medicina Preventiva da Paraná Clinicas, Dra. Caroline Caldeira.

Serviço por telefone oferece orientações sobre o novo coronavírus e outras demandas de saúde

Próximos passos

Após dois meses de atendimento eletivo remoto, a operadora retoma as consultas presenciais na rede própria. Nesse momento, serão oferecidas apenas seis especialidades – pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cardiologia, endocrinologia e oftalmologia – no Centro Integrado de Medicina (CIM) Água Verde. “Selecionamos primeiro essas especialidades porque são áreas com alta demanda para o acompanhamento de doentes crônicos e que, em sua maioria, necessitam de avaliações presenciais. Mas, antes de ir até o CIM, é preciso fazer o agendamento prévio por telefone”, explica Dra. Caroline. As demais áreas seguem sendo atendidas pelo Telessaúde, com apoio de pronto-atendimento pediátrico na Unidade Infantil, no Batel, e adulto no CIM CIC. camila.t@excom.com.br