Home office: 6 cuidados com a ergonomia para um trabalho de qualidade

Home office: 6 cuidados com a ergonomia para um trabalho de qualidadeA crise sanitária devido à Covid-19 transformou o dia a dia de milhares de pessoas e a tecnologia se tornou uma grande aliada neste momento. Muitas empresas tiveram que reduzir internamente o fluxo de colaboradores para evitar a disseminação do coronavírus, e principalmente, preservar a saúde e bem-estar de seus funcionários.

Uma das soluções encontradas para dar continuidade às atividades, foi a adoção do home office. Embora uma tendência no mercado de trabalho, a prática foi intensificada e antecipada, exigindo adaptações. Muitas pessoas precisaram transformar um espaço do lar em um escritório improvisado.

Porém, alguns cuidados simples podem fazer com que essa nova rotina se torne confortável e saudável. Um dos aspectos que muitas vezes passam despercebido no home office é a postura, ela impacta diretamente na qualidade do trabalho.

Ergonomia

Escolher o ambiente, mesa, cadeira e iluminação adequados são alguns cuidados importantes como destaca a fisioterapeuta da Prati-Donaduzzi, Anna Karolina Welter Sato.

“É extremamente importante o colaborador estar atento em relação à postura, iluminação no local, posicionamento adequado do computador e demais equipamentos que são utilizados”.

Além do local ideal, é fundamental que ao longo do dia sejam realizadas pequenas pausas durante o expediente com a realização de técnicas de alongamento e respiração.

“O alongamento muscular promove o bem-estar físico e mental. Por isso, é muito importante a realização ao longo do expediente de trabalho”, destaca Anna.

Confira algumas dicas da especialista para o seu home office

– Cuide da sua postura ao sentar-se;

– Deixe seus pés retos;

– Mantenha os cotovelos alinhados com o pulso;

– Mantenha o monitor em frente ao seu rosto com uma distância de no mínimo 50 cm. Caso faça uso de notebook, é importante utilizar suporte, teclado e mouse;

– Utilize o computador em um ambiente iluminado;