Precisa de mais tempo? Use a tecnologia a seu favor

Precisa de mais tempo? Use a tecnologia a seu favor
Webinar sobre Notion será realizado no dia 23 de julho (quinta-feira), às 19h30. Inscrições gratuitas no http://materiais.jeitotech.com/webinar-notion

Aplicativo Notion oferece inúmeros recursos que auxiliam usuários em sua rotina pessoal e profissional

Já pensou numa ferramenta que ajude a organizar suas tarefas diárias, elimine tabelas, planilhas e o excesso de anotações feitas em agendas, aplicativos ou mesmo aquele monte de posts its manuais que se perdem ao longo dos dias?
É isso que o Notion promete fazer em sua vida. Criado em 2012 e lançado comercialmente em 2016, a plataforma colaborativa surgiu a partir da ideia de um grupo de jovens de São Francisco, nos Estados Unidos, tem mais de 4 milhões de usuários em diversos países – inclusive no Brasil – e recentemente foi avaliada em US$ 2 bilhões.

Entre suas inúmeras funcionalidades, o que chama atenção nesse software é a facilidade de customização para agendar compromissos, gerenciar arquivos, salvar e compartilhar documentos, definir lembretes e permitir feedbacks para que o usuário ganhe tempo e seja mais produtivo em sua rotina diária.

Flexibilidade

Além dos aplicativos de plataforma cruzada, o Notion pode ser acessado pela maioria dos navegadores da web, integra quadros Kanban, tarefas wikis e bancos de dados – independentemente de estarem espalhados em outros lugares como Trello, Asana, Google Drive e Evernote.

“Isso permite que o usuário anote todos os números de suas contas num só local, coloque as receitas que pretende fazer, a lista do supermercado, importe e selecione o nome dos vinhos que deseja experimentar, os livros que devem ser lidos, as tarefas escolares dos filhos, os vídeos e filmes a serem analisados e todos os seus compromissos para daqui uma hora ou um ano”, explica o especialista em tecnologia da informação, Carlos Eduardo Colenetz – diretor da X-Bits, empresa especializada em desenvolvimento de software web e aplicativos.


Do seu jeito

Tudo no Notion é personalizável, desde a definição do que será uma tarefa, os autores, qual a tag que você deseja criar para indicar o que ela representa, o prazo de validade e qualquer outra segmentação que quiser incluir ou mudar.

“E sabe aquele desespero na hora em que a internet cai? Esqueça! O software salva todas as suas alterações, seja online e offline, e tem um histórico de atualizações nas páginas”, observa Colenetz.

Custos

A versão gratuita do Notion traz uma infinidade de opções que ajudam a organizar o fluxo de trabalho para os mais dispersos até os nerds de plantão. Estudantes e professores têm direito à versão premium também sem custos, mas é necessário fazer um cadastro com o e-mail acadêmico que comprove o vínculo com a instituição de ensino.

Para quem faz seus trabalhos em equipes e precisa manter as informações sempre atualizadas, as versões pagas – com valores entre US$ 4 a US$ 20 mensais – permitem recursos e armazenamentos ilimitados.

Por enquanto, a ferramenta está disponível somente em inglês, mas não é preciso ser um expert no idioma para ter sua produção diária de conteúdo e a vida facilitadas. Seja como for, o termo ‘produtividade’ ganha relevância no mundo corporativo e na vida pessoal, ainda mais em tempos de home office.

“Se por um lado as tecnologias oferecem cada vez mais recursos, por outro, a falta de saber o que fazer com essas funcionalidades pode levar à sensação de perda de foco, incapacidade para lidar com tantos afazeres diários e frustrações. Por isso, vale a pena conhecer o Notion e ver como ele pode te ajudar diariamente”, finaliza Colenetz.

Webinar gratuito

Para quem ainda não conhece a ferramenta, aí vai uma oportunidade gratuita. No dia 23 de julho (quinta-feira), às 19h30, acontece um webinar sobre o Notion no http://materiais.jeitotech.com/webinar-notion

No encontro, Carlos Eduardo Colenetz vai falar como esse aplicativo mudou sua vida pessoal e profissional, dar exemplos práticos sobre como utilizar a ferramenta e muito mais.

Sobre o especialista:

Carlos Eduardo Colenetz é bacharel em Sistemas de Informação, atuou em diversas companhias de tecnologia como coordenador de projetos e gerente de contas. Possui especializações internacionais em sistemas de computação mobile e nuvem.

Idealizou e desenvolveu o Mentor BI, uma solução completa para inteligência de negócios que permite transformar dados em informações relevantes. Assim, os gestores de qualquer empresa ganham uma poderosa ferramenta de trabalho que fornece gráficos, relatórios e painéis dinâmicos que auxiliam nas tomadas de decisões estratégicas e na real geração de valor aos negócios.

É diretor geral da X-Bits Software, uma empresa especializada em desenvolvimento de software web e aplicativos. Conta com uma equipe de consultoria para desenvolvimento de projetos de Business Intelligence e Data Science.

A X-Bits Software está no mercado há 10 anos, desenvolvendo soluções para pequenos, médios e grandes clientes. Já ajudou dezenas de clientes a melhorar seus processos de captação, tratamento e análise de dados. Informações acesse www.mentorbi.com.br e www.xbits.com.br