HOME + Mais Negócios Startup curitibana cria marketplace de artigos esportivos usados

Startup curitibana cria marketplace de artigos esportivos usados

Startup curitibana cria marketplace de artigos esportivos usados

Muitos hábitos de consumo já começaram a mudar com a pandemia da COVID-19. De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, o comportamento do consumidor deve modificar e a pandemia deve promover uma era de consumo sustentável e saudável por, pelo menos, mais 10 anos. O estudo ainda indica que as pessoas passaram a considerar mais seriamente os impactos ambientais nas suas decisões de compras, impulsionando um consumo mais ético e sustentável.

A preocupação com consumo consciente e sustentável, além da paixão pelo esporte, foram o mote para criação da VOIT – startup curitibana de artigos esportivos usados.

“A empresa é uma plataforma de vendas online, um marketplace, que funciona como um shopping digital. A infraestrutura é oferecida por nós e qualquer pessoa pode criar uma lojinha dentro do nosso site para vender qualquer artigo esportivo usado”, explica o CEO e co-founder da VOIT, Gustavo Bakai.

Além do comércio circular, os empresários viram outro nicho de mercado em ascensão neste período de isolamento social e quarentena. Segundo pesquisa da Nielsen, publicada pelo SEBRAE, as mudanças de hábitos que mais se destacaram neste período foram, em primeiro lugar, o interesse por produtos para a manutenção geral da saúde e bem-estar e, entre outras, o aumento das compras online. O setor do comércio eletrônico cresceu mais de 100% no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa da startup Konduto em parceria com a Associação Brasileira de E-commerce.

O cadastro de produtos no site é gratuito. Quando a venda é efetuada, 10% do valor é retido pela VOIT, e o restante é direcionado diretamente para a conta bancária cadastrada pelo cliente. O envio da mercadoria fica por conta do dono do produto, que pode combinar com o comprador se será pelo correio, plataformas de delivery ou até mesmo, presencial. Qualquer produto relacionado com o esporte pode ser cadastrado, como esteiras, bicicletas, aparelhos de ginástica indoor, roupas de ginástica e tênis para corrida, por exemplo.

Com apenas seis meses de operação, a startup teve um crescimento de exponencial nos meses de março, abril e maio, triplicando o montante transacionado comparado ao que registrou em janeiro e fevereiro. Em decorrência do isolamento e fechamento das academias, uma esteira ou outros equipamentos de ginástica indoor ficam no site por menos de 24 horas.

A startup passou por um processo de aceleração com o Founders Intitute, maior aceleradora de startups do mundo, e agora se prepara para encarar um crescimento ainda maior “Acreditamos que essa é uma tendência que veio pra ficar: as pessoas nunca se viram tão preocupadas com a saúde e os cuidados com ela vão crescer cada vez mais. Esta é a nossa missão, proporcionar uma vida mais saudável, democratizar o esporte e aliar a tendências como economia circular e colaborativa através da tecnologia”, explica Bakai.

INFORMAÇÕES – https://www.voit.co/

Sair da versão mobile