Hotéis de Ponta Grossa garantem Selo de Turismo Responsável

0
282

Certificação é emitida pelo Ministério do Turismo e garante que a empresa atende a requisitos de prevenção ao vírus 

Hotéis de Ponta Grossa garantem Selo de Turismo Responsável

Para receber o selo, empresas precisam seguir protocolos de prevenção ao Covid-19

Prevenção ao Covid-19, essa é a principal medida que as empresas e clientes estão buscando no atual momento de pandemia. E pensando em ajudar, o Ministério do Turismo lançou o Selo de Turismo Responsável que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor.

Thaís Pius vê o selo como um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da doença. “Os Convention Bureaux estavam debatendo em como garantir segurança ao turista, se criaríamos um selo, discutindo com os órgãos públicos, então o Ministério do Turismo fez essa certificação que nós apoiamos e incentivamos os associados a terem”.

Os associados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau já garantiram o selo, como o Luds Comfort Hotel, Hotel Princess, Planalto Select Hotel Ponta Grossa e Premium Vila Velha Hotel.

Para Alecsandra Hypólito, gerente do Premium Vila Velha, o Selo de Turismo Responsável fará com que os clientes se sintam seguros e protegidos. “No nosso hotel ele saberá que pode tomar banho, descansar, dormir, fazer suas refeições com tranquilidade, pois ele visualizou que no hotel todas as regras que se encaixam para o setor hoteleiro estão sendo cumpridas”.

Ainda de acordo com Alecsandra, para as empresas que seguem as regras e boas práticas da vigilância sanitária, o enquadramento nas novas diretrizes não se tornam uma dificuldade, e sim posições assertivas que ajudam a enfrentar um problema, o Covid19. “Nessa situação não podemos esquecer que existem dois lados, da empresa que toma todos os cuidados, e do turista, que deve respeitar as normas”.

Entre as mudanças no hotel citadas pela gerente estão o uso da máscara e higienização constante das mãos. “Fomos o primeiro hotel de Ponta Grossa a obter o Selo do Turismo Responsável limpo e seguro e esperamos que todos os hotéis, restaurantes, motéis, todos os segmentos do setor de turismo, também obtenham, pois mostrará que Ponta Grossa está pronta e segura para receber nossos turistas com responsabilidade”, finaliza.

O Planalto Select também possui a certificação, o que para o gerente do hotel, Daniel Wagner, demonstra preocupação e respeito com as pessoas que frequentam o local. “A Equipe usa luvas descartáveis e máscaras para entrar em cada apartamento e recebeu treinamentos de capacitação para enfrentar de maneira mais segura a situação atual”.

Ele ainda comenta que foi redobrada a conscientização sobre a higiene com a aquisição de timers programados para despertar a cada 30 minutos, garantindo que seja realizada a lavagem das mãos ou o uso do álcool 70% por todos os colaboradores. “E fomos além das exigências do Selo, compramos um gerador de Ozônio capaz de fazer o gás se espalhar por todo o ambiente onde é aplicado e chegar a lugares onde a limpeza convencional não alcançaria e também colocamos tapetes sanitizantes em todas as entradas do hotel”, finaliza.

Entre as orientações para os meios de hospedagem obterem a certificação está a higienização das superfícies onde há circulação de pessoas, aferição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento, realização de limpeza constante das superfícies e objetos de utilização comum, promoção e renovação de ar das salas e espaços fechados, disponibilização de álcool 70% em locais estratégicos, utilização de lixeiras que não precisem ser abertas manualmente.

Nos banheiros é preciso disponibilizar sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis, em espaços comuns é necessário orientar com cartazes a necessidade de higienização de mãos, uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes e providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.