Ambientes complexos para tomada de decisões, assertividade e aprendizado

0
191

Ambientes complexos para tomada de decisões, assertividade e aprendizado

Em ambientes complexos devido a quantidade de informações que o mundo está exposto, a capacidade de olhar de fora para tomar as decisões corretas é o grande desafio dos negócios que precisam se movimentar para ganhar competitividade, entender os novos desejos do consumidor e se tornar sustentável. No primeiro dia da Movelpar Conference 2021, evento que abre o calendário da Movelpar no ano, palestrantes foram unânimes em destacar o diferencial das pessoas no gerenciamento das empresas, e na decisão de ampliar, investir, entregar produtos e serviços. Pessoas, ação e informação foram os pilares em destaque para a trajetória de crescimento das empresas no mercado atual.

“Se temos a informação, podemos mudar as decisões se for o caso ou ampliar investimentos para obter mais resultados. As pessoas de dentro do processo é que farão a diferença. É preciso criar indicadores próprios para entendermos o negócio. É preciso criar algo para que todos se mecham, se movimentem, criem estratégias para crescer. Se todos do time compartilham as informações, a equipe se ajuda com dados reais capazes de criar controles e melhorias”, afirmou Laercio Comar, especialista na retenção de clientes.

Marco Kumura, empreendedor e palestrante, também chamou a atenção para a análise correta das variáveis do negócio. “Nunca tivemos tantas informações, relatórios, números para analisar, o que está paralisando as ações. É preciso trocar a mentalidade, adotar metodologias ágeis e atitudes convictaspara decidir com as variáveis que temos em mãos, com times de especialistas envolvidos nas práticas da gestão qualificada do negócio”, destacou.

Transformação da cultura

Estratégia era uma pratica da área militar e passou a ser utilizada na gestão empresarial porque a concorrência veio crescendo. Com a tecnologia da informação, uma revolução no meio empresarial começou a crescer e o mundo ficou pequeno. A concorrência não é mais direta e competimos com transições do mercado. Surgem novas demandas pela sociedade e as habilidades necessárias para se trabalhar mudam. Olhe para o comportamento do seu cliente e responda: Como tudo impacta o meu negócio com as novas maneiras de consumir móveis? ” A provocação foi de Sandro Magaldi, autor de best-seller, que fez a palestra de encerramento do primeiro dia na Movelpar Conference.

Segundo ele, é preciso estar sensível para enxergar as transformações do mundo, cada vez mais velozes. A boa notícia é que isso gera oportunidades para quem consegue enxergar, afirmou. “Mas temos ameaças. A tecnologia cresce mais rápido que a nossa capacidade de decodificar. As empresas estão morrendo por estão fazendo a mesma coisa que faziam. É preciso desenvolver o novo. Refletir de uma nova ótica, de uma nova forma. É arriscado repetir modelos desenvolvidos lá trás. É preciso trazer novas possibilidades para ter sucesso nesse mundo atual. A única certeza que temos é que a mudança é constante. Introduza uma nova estratégia de pensamento alinhada com o novo mundo, contando com uma equipe capaz de inovar”, salientou.

Segundo ele, inovar significa conceber produto ou serviços que satisfaçam necessidades não atendidas, permitindo realizar uma tarefa de maneira melhor, mais rápida ou econômica. “As transformações dizem respeito a pessoas e não a tecnologias. Reflita sobre como ter uma equipe que catalise essa lógica e pense de forma inovadora constantemente. O primeiro passo é a reinvenção pessoal e será a cultura que irá impulsionar todo o processo de transformação da empresa”, ensinou.

AGENDA AMANHÃ (26)

Amanhã, dia 26, a apresentadora IzabelaCamargo comanda a agenda de palestras que se inicia às 15h15 com Marcelo VillinPrado, que é Economista, Especialista em Estratégias de Mercado e Diretor do IEMI – Inteligência de Mercado. O tema será o setor moveleiro e os desafios e oportunidades para as empresas pós-pandemia.

Às 16h15, a palestra será com Carlos Alberto Primo Braga que é professor associado da fundação Dom Cabral, mestre e doutor em economia. A abordagem será sobre o Novo Normal, as oportunidades e riscos para 2021.

Às 17 horas haverá uma apresentação sobre a Movelpar 2021 que será presencial no mês de setembro, seguida da palestra de Camila Farani, um dos tubarões do Programa Shark Tank Brasil. Empresária e a maior investidora anjo brasileira, a sua experiência empreendedora é um case de sucesso que será dividido com os participantes do evento.

Assessoria de Imprensa Movelpar 2021 – CRCOM – Cláudia Romariz

(43) 99987-9561 – [email protected]