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Uma análise sobre a reabertura dos cinemas no Brasil

Nessa análise apresentamos as tendências recentes na categoria de Movies, tanto de audiência quanto nas redes sociais para entender as principais mudanças no comportamento do consumidor e como essa audiência está recebendo as estreias dos novos títulos em cartaz.

Por Melanie Schroot (General Manager, Movies Brazil), Nara Campos (Senior Analyst, Syndicated Client Insights) e Wanea Bazzo (Associate Analyst, Syndicated Client Insights)

Juntamente com dados de International Box Office Essentials, um produto Comscore Movies, My Metrix Multiplatform, produto Comscore de audiência digital, e dados de social media, vamos trazer insights tanto da categoria quanto também dos principais exibidores. Há ainda um ranking dos posts contendo as palavras “estreias nos cinemas” e quem foram os influenciadores e publishers que tiveram a melhor performance com conteúdos que mencionavam essas palavras (“estreias nos cinemas”). Por fim, em uma análise de listening nas redes, saiba quais são os filmes que tiveram mais menções de outubro até dezembro.

Utilizando dados de audiência, social media e listening nas redes sociais este estudo oferece insights e oportunidades para a indústria do Entretenimento, Marketing e Publicidade.

A reabertura dos cinemas no Brasil ocorreu de forma gradativa, respeitando as diretrizes municipais e estaduais e se guiando pelas melhores práticas sanitárias. O primeiro multiplex a reabrir foi o Playarte Manauara na cidade de Manaus no dia 13 de agosto de 2020.

Sucessivamente diversos multiplexes reabriram em todo território nacional, começando pela região Norte e Nordeste no mês de setembro e Sudeste em outubro.

Uma análise sobre a reabertura dos cinemas no Brasil
Fonte: IBOE – International Box Office Essentials, setembro e outubro de 2020.
Uma análise sobre a reabertura dos cinemas no Brasil
Fonte: IBOE – International Box Office Essentials, abril a novembro de 2020.

Após essa reabertura gradativa das salas de cinema no Brasil, que começou em meados de agosto 2020, em um ano tão desafiador para a indústria cinematográfica por conta da pandemia do coronavírus, observamos um crescimento de 159% na audiência dos sites das principais exibidoras em outubro de 2020, comparando com o mês anterior, mostrando um cenário otimista para o setor.

Uma análise sobre a reabertura dos cinemas no Brasil

Fonte: MMX MP/ Audience Duplication – Ranking customizado – setembro vs. outubro 2020 – Brasil  (*) *Ranking customizado: [M] CINEMARK.COM.BR, [M] CINESYSTEM.COM.BR, [P] Cinepolis sites, [P] KINOPLEX.COM.BR, [C] UCICINEMAS.COM.BR, [P] MOVIECOM.COM.BR, [P] CINEFLIX.COM.BR e [P] CINEART.COM.BR

Os lançamentos de Novos Mutantes (Disney) e Tenet (Warner) em outubro 2020 e Convenção das Bruxas (Warner) e Destruição Final (Diamond/Galeria) em novembro 2020, que coincidiram com a reabertura dos cinemas de São Paulo, ajudaram o mercado a atingir seu melhor resultado de público desde o início da pandemia do coronavírus em novembro, quando mais de 1,6 milhões de espectadores retornaram as salas de cinema.

Ingresso.com, uma das principais plataformas para compra de ingressos de entretenimento e cinema no Brasil, também teve um expressivo aumento de sua audiência (148%) justamente no mês de reabertura dos cinemas no Sudeste.

Uma análise sobre a reabertura dos cinemas no Brasil

Outro fato é que as estreias dos novos filmes têm gerado um aumento no volume de ações nas contas sociais da categoria Movies. O gráfico abaixo nos dá uma ideia da mudança de comportamento da categoria em outubro 2020, que foi quando houve a abertura dos cinemas no Sudeste, para novembro 2020. O total de ações equivale a somatória do total de reações, comentários, shares, retweets e likes que cada post/tweet recebe em uma determinada rede social (aqui estamos observando Facebook, Twitter e Instagram).

Uma análise sobre a reabertura dos cinemas no Brasil

O crescimento de novembro 2020 em relação a outubro foi de 42% na métrica do total de ações, que corresponde ao quanto a audiência está interagindo com a categoria. Outro ponto que vale salientar é que em novembro 2020, entre os principais lançamentos tivemos os seguintes filmes: Convenção das Bruxas, Babenco, Invasão Zumbi 2, entre outros.

Ainda em social, posts que mencionavam as palavras “estreia nos cinemas” geraram mais de 1,1 milhão de ações em engajamento de outubro a dezembro de 2020, tanto no Facebook quanto no Instagram.

Os TOP 3 posts com maior engajamento foram todos do produtor de conteúdo Hugo Gloss. O Top 1 de maior engajamento foi onde ele mostrava o processo de caracterização da atriz Anne Hathaway da sua personagem em Convenção das Bruxas. O segundo post com maior engajamento no período, também foi de Hugo Gloss sobre o filme Convenção das Bruxas e o terceiro foi sobre o filme Legalmente Loira 3 que irá estrear apenas em maio de 2022.

Uma análise sobre a reabertura dos cinemas no Brasil
Fonte: Shareablee: Content Explorer, BR *All and BR – Influencers que contenham menção nos posts “estreia nos cinemas”, no período de 01 de outubro a 14 de dezembro 2020, Facebook e Instagram.

Analisando o ranking das influenciadores/produtores de conteúdo e/ou publishers que melhor performaram em volume de ações com posts que continham as palavras “estreia nos cinemas” no período de 01 de outubro a 14 de dezembro de 2020, tanto no Facebook quanto no Instagram, temos Hugo Gloss, Instacinefilos, Omelete, Paris Filmes e AdoroCinema nos TOP 5 com melhor engajamento.

RKN TOP 10 INFLUENCERS/PUBLISHERS TOTAL ACTIONS
1 Hugo Gloss                            618.443
2 InstaCinefilos                            147.394
3 Omelete                              99.734
4 Paris Filmes                              95.422
5 AdoroCinema                              74.922
6 Sony Pictures                              30.606
7 Estadão (BR)                              24.899
8 Papel Pop (BR)                              23.611
9 Warner Bros. Pictures                              11.945
10 O POVO Online                              11.118
11 Diamond Films Brasil                                6.208
12 Bunka Pop Oficial                                4.561
13 Cinemark Brasil                                3.697
14 Vogue                                2.747
15 Pipocando                                2.439

Fonte: Shareablee: Content Explorer, BR *All and BR – Influencers que contenham menção nos posts “estreia nos cinemas”, no período de 01 de outubro a 14 de dezembro 2020, Facebook e Instagram.

Ao fazer um listening nas redes sociais, percebemos que entre os filmes que estrearam ou que estão para estrear, Mulher Maravilha 1984 é o mais citado com 38% das menções, Os Croods 2 estão em segundo lugar com 25%, Convenção das Bruxas tem 24% das citações, Trolls 2 está no TOP 4 das citações e Legado Explosivo no TOP 5.

 

Uma análise sobre a reabertura dos cinemas no Brasil
Fonte: Shareablee: Content Explorer, BR *All and BR – Influencers que contenham menção nos posts “estreia nos cinemas”, no período de 01 de outubro a 14 de dezembro 2020, Facebook e Instagram.

Sobre a Comscore

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