Diferente de outros setores da economia, a demanda pelo trabalho de design de interiores aumentou e deve continuar crescendo nos próximos anos mesmo diante da pandemia
No ano passado, as pessoas estiveram dentro de casa por mais tempo do que o habitual, o que aumentou a necessidade de tornar o lar mais confortável e funcional. O investimento em reformas e ambientes inteligentes aumentou e deve continuar crescendo nos próximos anos com a retomada da construção civil que é impulsionada pela menor taxa de juros da história. Em novembro, o setor atingiu o maior nível desde dezembro de 2014 e a expectativa de crescimento dos lançamentos imobiliários é de 15% a 20% se comparado ao ano anterior, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo o arquiteto, urbanista e supervisor do curso de Design de Interiores do Centro Europeu, Filipe Bender, o mercado imobiliário está crescendo diante de uma menor taxa de juros dos bancos e a tendência é de aumento pela demanda de projetos que valorizem até mesmo os pequenos espaços.
“O lar virou algo muito importante porque também virou local de trabalho. O que a gente percebe, de um modo geral, é que nosso setor está muito aquecido”, avalia Bender.
Parte desta guinada ocorre devido a redução da taxa básica de juros, a Selic, para 2%, o menor patamar da história. A Selic é a base do mercado e é replicada em juros de financiamento e investimentos. Com juros baixos, o consumo e a busca por crédito são estimulados.
“Com a redução da taxa de juros, é esperado que empresários, construtoras e incorporadoras voltem a investir na construção civil. De outro lado, com o acesso ao crédito facilitado, seja para realizar o sonho da casa própria ou como investimento, a compra destas novas unidades é estimulado. Então, teremos novos apartamentos para serem feitos também”, explica.
Outra tendência que se firma ano após ano são os espaços cada vez mais compactos, o que torna fundamental o trabalho de um designer de interiores para o planejamento do projeto.
“A forma de morar está mudando e os apartamentos estão cada vez menores. É comum que hoje famílias com dois filhos morem em unidades de 40m² a 60m². Assim como têm pessoas que moram em studios de 20m². Um designer de interiores é capaz de melhorar o aproveitamento desses espaços”, afirma o arquiteto.
Formação de qualidade – No curso de Design de Interiores do Centro Europeu, os alunos aprendem de forma prática as mais diversas tendências e tornam-se capazes de projetar soluções inteligentes para o universo da decoração de interiores.
A formação acontece de maneira dinâmica, técnica e vivencial, dividida em ateliês e módulos. Além da teoria, o curso do Centro Europeu também é focado na prática e na rotina de trabalho com professores atuantes na área e que levam aos alunos as experiências do dia a dia. Outro diferencial são aulas voltadas ao mercado, visitas externas e práticas com desafios e projetos focados na construção de portfólio do profissional.
“Nossa atenção é voltada ao mercado de trabalho. Diferente das faculdades, o curso atua como mentoria em que apresenta ferramentas para que o profissional possa vender seus serviços. Não formamos apenas alunos, mas sim profissionais preparados para o mercado de trabalho”, reforça o supervisor.
O curso de Design de Interiores do Centro Europeu tem duração de um ano letivo, com aulas duas vezes por semana e turmas no período da manhã e noite. A modalidade do ensino é presencial ou online. As matrículas para as turmas de março estão abertas. Informações pelo site www.centroeuropeu.com.br e no telefone (41) 3026-6669.
A Comunicore é uma empresa de Comunicação e Marketing que surgiu dos resultados obtidos pelos seus idealizadores no desenvolvimento de projetos governamentais e com a iniciativa privada.
Novos tempos, novos canais e a percepção de que a comunicação que transforma e gera resultados deve necessariamente reunir conteúdo, boas ideias e produtos de qualidade.
A experiência de 20 anos em soluções estratégicas de comunicação faz da Comunicore uma agência pronta para todo tipo de desafio.
Trabalhamos com soluções estratégicas de comunicação corporativa de forma integrada para impactar e engajar stakeholders – sejam eles profissionais de imprensa, influenciadores online, colaboradores, comunidade, consumidor final e outros.