Início + Mais Negócios Por conta do comércio eletrônico, demanda por embalagens de papel cresce na...

Por conta do comércio eletrônico, demanda por embalagens de papel cresce na pandemia

Em novembro de 2020, mercado avançou 4,2% em relação ao mesmo período de 2019

Por conta do comércio eletrônico, demanda por embalagens de papel cresce na pandemia
Demanda por embalagens de papel aumenta com compras online
Crédito: Shutter Stock

O mercado de embalagens de papel e papelão ondulado é um dos termômetros do nível de produção da indústria. Esses materiais são fundamentais para entregar produtos aos clientes. Portanto, quando a demanda aumenta, significa que a produção de diversos segmentos também cresceu. De acordo com a Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), a expedição de caixas e chapas de papelão ondulado subiu 3,7% na comparação entre os oito primeiros meses de 2019 e 2020. Apenas em novembro do ano passado, este mercado somou 337.515 toneladas, o que mostra um avanço de 4,2% em relação ao mesmo mês de 2019.

O principal reflexo deste crescimento é o aumento do comércio eletrônico. Durante a pandemia do novo coronavírus, 11.5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra online entre os meses de abril e setembro de 2020, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A entidade aponta que, antes da pandemia, o Brasil representava pouco mais de 5% das vendas totais do varejo, e passou a responder por 12%.

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, analisa que, além disso, as embalagens sustentáveis estão se tornando cada vez mais importantes no comércio eletrônico e em outros mercados – criando novas oportunidades para materiais de embalagem à base de fibra, recicláveis e biodegradáveis. Também é previsto um futuro promissor para o uso de papel cartão no acondicionamento de líquidos, já que muitas empresas desejam substituir o plástico como material de embalagem de produtos alimentícios.

De acordo com o diretor da linha de negócios de papel da Valmet na América do Sul, Rogerio Berardi, “a celulose para embalagens é uma área em franco crescimento e estamos percebendo isso no nosso dia a dia. Muitos clientes estão investindo na produção de kraftliner, papelão ondulado e cartão para o acondicionamento de líquidos e, consequentemente, está diminuindo a demanda por papéis para impressão e escrita. Fornecemos linhas de fibras completas e linhas de fabricação de papel embalagem e cartão, desde matéria-prima de madeira até papel embalagem e papelão prontos para uso. Nossa oferta abrange máquinas novas e reformas, tecnologias de processos, automação, soluções de internet industrial e serviços, tanto para a linha de fibras quanto para as máquinas de fabricação de papel embalagem e cartão”, explica.

Aspectos ambientais e de sustentabilidade são fortes propulsores

De acordo com o relatório “O futuro das embalagens de papelão ondulado até 2023” da Smithers (UK), este mercado deve crescer cerca de 3,7% ao ano, atingindo US$ 300 bilhões em 2023, com estimativas de um crescimento anual de cerca de 20% no comércio eletrônico na Europa.

Como o setor de papelão ondulado representa 80% da demanda no comércio eletrônico, as vendas on-line previstas (de mais de US$ 5,5 trilhões em 2023) terão um impacto profundo na demanda por embalagens. Além disso, a sustentabilidade e o meio ambiente também são fortes promotores dessa tendência, principalmente porque os consumidores e as empresas desejam ver novas alternativas ecológicas ao plástico.

O especialista da Valmet explica que há uma forte demanda por materiais renováveis à base de fibra para substituir os plásticos. “O futuro parece muito promissor para produtos como papel embalagem e também cartão para o acondicionamento de líquidos. A vantagem é enorme. Por exemplo, a indústria de alimentos está procurando novas maneiras de produzir embalagens neutras em termos de sabor e odor, minimizando ou substituindo por completo a utilização de plástico, ou seja, com impacto ambiental mínimo. As empresas estão dispostas a investir em embalagens biológicas, principalmente porque os consumidores estão esperando cada vez mais por isso. Veremos muitas soluções novas de embalagens no futuro. O poder da inovação é impressionante e parece que quase não existem limites para o que podemos alcançar”, conclui.

Sair da versão mobile