Mercado de geraĆ§Ć£o distribuĆda atinge 5,5 GW em potĆŖncia instalada com Aldo Solar como destaque.
De acordo com a AgĆŖncia Nacional de Energia ElĆ©trica (Aneel), o uso de energia solar como fonte de energia elĆ©trica para empresas e residĆŖncias ocupa a sĆ©tima posiĆ§Ć£o em opƧƵes de fontes de energia no Brasil atualmente, representando 1,7% da matriz energĆ©tica brasileira.
No entanto, o segmento de energia solar no Brasil cresce exponencialmente e tem sido um dos principais catalisadores na retomada econĆ“mica do paĆs. Para se ter uma ideia, somente em 2020, o segmento de geraĆ§Ć£o distribuĆda solar foi responsĆ”vel pela atraĆ§Ć£o de R$ 11 bilhƵes em investimentos ao Brasil.
AlĆ©m disso, a energia solar gerou mais de 75 mil novos empregos e mais renda a trabalhadores espalhados por todo o territĆ³rio nacional, em um dos momentos mais crĆticos da economia do PaĆs.
Consumidores residenciais lideram a adoĆ§Ć£o Ć energia solar
Os consumidores residenciais estĆ£o liderando o quesito adesĆ£o Ć energia solar, representando 38,9% da potĆŖncia instalada no paĆs. Na sequĆŖncia verificamos o setor de serviƧos e comĆ©rcio com 37,8%, o rural com 13,2%, indĆŗstrias com 8,8% e o poder pĆŗblico com 1,2%. Em seguida, estĆ£o os serviƧos pĆŗblicos, com 0,1% e iluminaĆ§Ć£o pĆŗblica com 0,02%.
Isso significa aproximadamente 500 mil unidades consumidoras recebendo crĆ©ditos de energia gerados em mais de 457 mil sistemas conectados Ć rede. SĆ£o unidades que contribuem com sustentabilidade e economia para toda a sociedade. Essa tecnologia jĆ” estĆ” presente em mais de 5 mil cidades em todos os estados do Brasil.
Crescimento e retomada da economia
āChegar a marca de 135 mil geradores vendidos Ć© motivo de grande alegria, jĆ” que o setor de energia solar fotovoltaica Ć© dos principais catalizadores daĀ retomada da economia. Agradecemos a toda comunidade de revendas e instaladores que nos prestigiam. E, claro, aos consumidores que acreditam naĀ sustentabilidadeĀ e na possibilidade de gerar sua prĆ³pria energiaā, explica Aldo Pereira Teixeira, fundador presidente da ALDO Solar.
Resultados da Aldo Solar em 2020
O ano passado foi desafiador em diversos sentidos, sobretudo no que se refere Ć pandemia doĀ coronavĆrus. Ao mesmo tempo, tivemos problemas de abastecimento na China, dĆ³lar subindo e problemas logĆsticos relacionados ao frete internacional. Mesmo assim a Aldo Solar apresentou resultados expressivos, com 21% de crescimento e um aumento de 25% em vendas deĀ geradores fotovoltaicos. Com isso, apenas em 2020, foram vendidos 52.199 geradores de energia solar, o que significa que aĀ Aldo jĆ” comercializou 135 mil geradores.
Crescimento da Aldo Solar
AĀ Aldo chega aos 40 anos em 2022Ā sentindo que conseguiu unir a vitalidade de uma crianƧa e a sabedoria de um adulto. A empresa traƧou objetivos ousados para este ano e planejaĀ crescer 100%Ā em relaĆ§Ć£o a 2020, alĆ©m de faturar mais de R$ 3 bilhƵes e atingir 2,4 GW de potĆŖncia instalada, enquanto a previsĆ£o de mercado Ć© de 8 GW, segundo dados daĀ ABSOLAR.
PrevisƵes animadoras
De acordo com dados daĀ ABSOLAR, cada 1GW de potĆŖncia instalada Ć© capaz de gerar mais de 30.000 novos empregos em toda a cadeia produtiva. JĆ” a Aldo estima mais de R$ 4,5 bilhƵes em investimentos privados distribuĆdos entre seus 13.000 revendedores espalhados por todo o Brasil. āAssim, o crescimento e o reconhecimento do mercado sĆ³ corroboram nossa missĆ£o de apoiar a energia solar no paĆsā, comemora o executivo.