Aplicativo de telessaúde do Paraná completa um ano com 19 mil atendimentos

Desde o início da pandemia, o Paraná tem investido em diferentes ações de prevenção e combate à Covid-19. Entre as principais iniciativas está o fortalecimento da telessaúde em todo o Estado com o aplicativo Saúde Online Paraná. A plataforma oferta assistência médica e psicológica, acompanhamentos de doenças crônicas, além de informações oficiais sobre o novo coronavírus.

O aplicativo, que está disponível para Android e iOS, foi idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e dos conselhos regionais de Medicina e de Psicologia do Paraná.

Em um ano de projeto foram realizadas 14.037 consultas médicas, 1.022 atendimentos psicológicos e 4.598 consultas de enfermagem. Médicos, enfermeiros, psicólogos, professores e estudantes das Universidades Estaduais do Paraná atuam nas diferentes etapas de atendimento da ferramenta. Ao todo, foram mais de 30.487 atendimentos.

O superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, destaca que a população pode agendar uma consulta médica sem sair de casa, contribuindo para evitar aglomerações em hospitais e Unidades de Saúde. “Estamos utilizando toda a expertise das nossas universidades para ofertar um serviço gratuito e de qualidade para população. Sabemos que a telessaúde será uma importante modalidade de atendimento online que tende a perdurar para além da pandemia que vivemos”, afirma.

Para a coordenadora do Saúde Online Paraná e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Daniela Frizon Alfieri o aplicativo contribui no controle da pandemia, evitando que os pacientes com quadros leves saiam do isolamento para procurar atendimento presencial.

“Casos confirmados ou suspeitos da Covid-19 podem permanecer em isolamento em suas casas e evitar a circulação do vírus. Os atendimentos remotos ajudam na diminuição da pressão nos sistemas de saúde, um dos principais pontos de preocupação dos gestores. O projeto deixará um legado importante para o Paraná”, acrescentou a professora.

TELESSAÚDE – A telessaúde é um segmento que utiliza Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na atenção multiprofissional a pacientes. O serviço possibilita o diagnóstico clínico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância.

O médico bolsista do aplicativo, Joubert Artifon Silva afirma que o serviço tem demonstrado ótima recepção por parte da população. Artifon reforça que o amplo atendimento é uma oportunidade de conhecer melhor as diversas manifestações da Covid-19 e de correlacionar dados clínicos dos pacientes com o prognóstico da doença.

“É possível diagnosticar e orientar os pacientes de maneira adequada, principalmente, com a certificação digital das receitas, atestados e solicitações de exames. Assumimos essa responsabilidade de levar orientações médicas de qualidade, fundamentadas na ciência e adequadas ao contexto de cada paciente”.

FUNCIONALIDADES – Os cidadãos cadastrados no aplicativo podem incluir familiares que não têm dispositivos móveis com acesso à internet. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma triagem, selecionando uma das seguintes opções: suspeita de Covid-19, retorno de Covid-19 positivo, e contato com Covid-19 positivo.

De acordo com o resultado da triagem, o paciente pode ser encaminhado para uma unidade de pronto atendimento ou fazer uma consulta remota com os médicos da plataforma, no período de 8h às 23h, diariamente. As consultas acontecem pelo próprio aplicativo.

Caso seja necessário, os médicos podem prescrever medicamentos e emitir atestados digitais. Os profissionais têm acesso ao histórico completo de consultas anteriores, antecipando diagnósticos e prognósticos.