Fibracem comemora 28 anos com alta de 60% nas vendas

Crescimento se deve à inovação em equipamentos e à facilitação de compras

Em meio a um cenário desafiador, em que é necessário buscar pelo equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e o distanciamento social em prol da saúde de todos, a Fibracem completa 28 anos de história com um crescimento animador. Só no primeiro quadrimestre de 2021 a companhia já demonstra um grande aumento no número de vendas, são 60% a mais comparado ao mesmo período do ano anterior.

Essa alta é resultado de um trabalho intenso para recuperar os obstáculos que muitas empresas passaram durante a disseminação do coronavírus. De acordo com Carina Bitencourt, CEO da Fibracem, a reinvenção está na história da empresa desde a sua inauguração. “Desde que a companhia foi criada, em 1993, ela atravessou diversas esferas políticas e econômicas e sempre precisou se atualizar com a chegada de novas tecnologias e tendências. Esse é o nosso segredo: a inovação”, conta.

Inovação essa que faz com que todos os anos a marca crie novas soluções, mesmo em tempos difíceis. No ano passado, por exemplo, a Fibracem lançou a linha Junior de Caixas de emenda e Caixas terminais ópticas, o DIO Data Center e o Box Ftta Adapt Fusion, produtos gerados na pandemia para acompanhar as necessidades do setor de telecomunicação que está em constante crescimento. Os frutos desse investimento já estão sendo colhidos, afinal, as vendas em apenas uma linha de produto saltou em mais de 30% no primeiro quadrimestre de 2021, quando comparado ao último do ano passado. 

A Fibracem já traz novidades para 2021: o Grampo de Suspensão Volare, integrante da nova linha de acessórios para postes da marca. O equipamento é completamente dielétrico e pode ser aplicado em três faixas de diâmetros diferentes de cabos autossustentados, bastando apenas que o técnico reposicione os insertos. Esse é apenas o primeiro componente da linha, que irá trazer diversas outras soluções. 

Investimento e expansão

A Fibracem inaugurou a segunda unidade fabril em Linhares, no Espírito Santo. Para que a nova fábrica pudesse trabalhar a todo vapor, a companhia investiu em profissionais capacitados, aumentou a área construída – que já abrigava o centro de distribuição das mercadorias para as outras regiões do país – e adicionou novos processos fabris.

Com a nova fábrica, foi gerado um aumento de 25% da capacidade de produção da Fibracem no ano passado. Nesse momento, existe também um processo de aquisição de R$ 3 milhões em laboratórios e maquinários de ponta, que serão usados para trazer ainda mais tecnologia para os produtos e processos da empresa.

Mas para fidelizar os novos clientes e reafirmar o compromisso que a companhia tem o consumidor, a Fibracem precisou desenvolver estratégias de vendas especiais durante a pandemia. “Temos novas opções de financiamento e expandimos os prazos de pagamento devido à nova realidade econômica da maioria da população brasileira”, salienta Bitencourt.

Companhia marca presença online

A internet se tornou muito utilizada durante a pandemia. Para acompanhar essa tendência, a Fibracem estreitou ainda mais o relacionamento com os clientes pelos canais digitais. Resultado disso, foi o aumento de 34% no número de seguidores da empresa nas mídias desde janeiro de 2020. 

“Nas redes podemos nos comunicar com o público de uma maneira mais descontraída e encontramos humor na rotina por vezes tão pesada. Com isso, os laços são fortalecidos, eles passam a acreditar ainda mais na empresa e se tornam fãs do nosso trabalho”, explica a CEO.

E a conectividade não para por aí. Antes da pandemia, a Fibracem realizava treinamentos e visitas técnicas presenciais, para que os parceiros aprendessem sobre comunicações ópticas, conhecessem as soluções e os produtos da marca de forma didática e prática. Para adequação à nova realidade, as capacitações foram reformuladas e os treinamentos passaram a ser online e ao vivo, aplicados pelos especialistas técnicos da empresa, garantindo o nível profissional das entregas. 

“De janeiro a abril deste ano, 20% de nossos distribuidores foram capacitados através de treinamentos adequados às suas necessidades. No 2º semestre será lançada uma plataforma exclusiva Fibracem de ensino EAD, com treinamentos modulares em formato de vídeo aulas. O principal objetivo é a qualificação dos profissionais em menor tempo”. Conta Bitencourt.

Fibracem

Referência no segmento de comunicação óptica, a Fibracem tem um portfólio que reúne diversas soluções de infraestrutura para redes ópticas. A empresa acompanha as demandas do mercado de tecnologia de transmissão de dados e desenvolve produtos de qualidade que facilitam os sistemas de telecomunicações, reduzindo distâncias por meio de tecnologia e inovação. Matriz localizada em Pinhais, cidade na Região Metropolitana de Curitiba, comercializa produtos para o Brasil e América Latina há quase 30 anos. Com capital 100% nacional, além da sede no Paraná, possui também uma unidade fabril em Linhares/ES.