Pandemia acelera a busca por divulgação de profissionais liberais

Pesquisa aponta que 59,3% deles cessaram suas atividades em virtude de algum decreto, seja em nível federal, estadual ou municipal

A pandemia da COVID-19 impactou negativamente alguns setores da economia, como a gastronomia, hotelaria, SPA, salões de beleza, área médica, entre outros. Com medo de sair de casa e respeitando o isolamento social, a população deixou de frequentar lugares que estavam na rotina, e também agendar consultas médicas, essenciais para manter a saúde em dia. “Percebemos hoje um aumento na busca por profissionais liberais em se posicionar melhor, tanto no Google, como nas redes sociais, para conquistar novos clientes, além de trazer os antigos de volta”, afirma o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) mostrou que uma das categorias mais prejudicadas com a pandemia do coronavírus é a dos profissionais liberais: 30% das pessoas desse grupo trabalham com consultoria e 27,4% recebem até dois salários-mínimos. Além disso, 59,3% afirmaram que cessaram suas atividades em virtude de algum decreto, seja em nível federal, estadual ou municipal.

Burlamaqui lembra que hoje as pessoas buscam serviços que tragam o resultado esperado, então para se posicionar nas redes sociais e nas buscas, é preciso ter foco na criação de um valor ou diferencial para o cliente. “Curtidas e engajamento não trazem receita. As redes sociais pode ser um fator de aceleração dessa jornada, mas não se perca nos modismos”, alerta.

Confira as dicas do especialista para que os profissionais liberais se posicionem melhor no mercado, garantindo um aumento de clientes e, consequentemente, aumento de faturamento:

1-         Encontre um diferencial: independente da área de atuação, o profissional liberal precisa identificar qual é o seu nicho de atuação. Dentro da sua área, qual o serviço que domina mais, que tem mais conhecimento, e estabelecer um foco maior para ele em todos os seus canais;

2-         Esteja presente: ao procurar um profissional, onde o cliente busca informação sobre o profissional? Primeiramente, organize a sua casa: seu site. Ele deve ser claro e expor os diferenciais, espaço físico (se houver) e acesso para contato imediato com o profissional. É preciso estar também nas redes sociais, com presença constante, atento às dúvidas e perguntas dos seguidores;

3-         Humanize seu perfil: entenda o seu público e veja se a sua vida pessoal agrega para seu cliente. A dica é mesclar as postagens pessoais e profissionais, mas sempre lembrando do objetivo principal, que é mostrar seu diferencial e converter essa aparição em negócios;

4-         Espere o crescimento orgânico: uma empresa existe para conquistar clientes e não seguidores! Quando a interação é baixa, os algoritmos que regem essas redes entendem que o conteúdo não é relevante para eles, e passa a oferecer com menor frequência os posts nos feeds. É a métrica da vaidade: curtidas e engajamento não trazem receita;

5-         Conheça a legislação: cada conselho que rege as profissões tem suas regras quando a divulgação dos serviços, seja nos sites ou através das redes sociais. Tenha conhecimento dessas normas, para não correr o risco de um processo ou qualquer problema com o registro profissional;

6-         Siga a concorrência: esteja atento ao que a concorrência está fazendo, mas não se baseie no número de seguidores e sim como está a agenda desse profissional. O que eles estão fazendo? Faz sentido para você? É uma ótima forma de conhecer as possibilidades e escolher o próprio caminho;

7-         Esteja aberto a mudanças: se o seu foco não surtiu efeito, avalie, mude, faça diferente! Nada precisa ser para sempre, é possível reavaliar suas ações sempre que necessário e escolher novas estratégias e caminhos!

Burlamaqui lembra ainda que o caminho para gerar essa confiança muitas vezes é um longo processo. “Não desista! Se a sua estratégia foi erguida com uma fundação sólida, com base em análise, estudos e verdade, ela vai surtir efeito”, finaliza o especialista.

Sobre Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia:

Consultoria empresarial em marketing e estratégia de negócios, a Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia atua nas áreas de branding, gestão de marcas, design estratégico e inovação, por meio de uma metodologia única, que visa escalar o faturamento dos clientes e posicionar cada um deles como referência no mercado em que atuam. A empresa conta com sedes em Curitiba, São Bento do Sul e Porto Alegre.

www.marketingestrategia.com.br

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