Empatia e solidariedade: pandemia faz crescer trabalho voluntário

 

Empresa de tecnologia desenvolve gratuitamente soluções para empresas com propósito, além de mentorias para novos negócios

 

 

De acordo com dados do IBGE do final de 2019, 7,4 milhões de pessoas fazem trabalho voluntário no Brasil, o que significa 4,4% da população de 14 anos de idade ou mais. O número de brasileiros que fazem trabalho voluntário cresceu 12,9% quando comparado a 2016 e a tendência é que esse número cresça em decorrência da pandemia da COVID-19.

 

“Com a pandemia as pessoas se viram muito mais empáticas. Cada um doa o que tem, faz o que pode, empresas se desdobrando para que outras sobrevivam e acredito que essa tendência veio para ficar e aumentará conforme os anos passem. Porque realizar o bem ao próximo faz muito bem também para quem o faz”, diz o CEO da Snowman Labs, Danilo Brizola.

 

E isso que Brizola diz é comprovado pela ciência. Ajudar aos outros contribui para a manutenção da saúde e pode diminuir o efeito de doenças físicas e psicológicas. Tudo porque a euforia sentida após um ato generoso envolve sensações físicas que liberam endorfinas e outras substâncias naturais do corpo, que diminuem dores e são antidepressivos naturais.

 

A Snowman Labs tem um programa que se chama ImpAct. “Todos os projetos que acreditamos que têm potencial de gerar um impacto positivo para sociedade e que se conecte com a nossa missão e valores, fazemos sem custo, para que essa corrente do bem possa contagiar o mundo”, explica Brizola. Um dos cases de sucesso do ImpAct foi o aplicativo da Semana do Avivamento (SDA). “Fizemos uma solução para comportar uma transmissão online de um dos maiores eventos cristãos já realizados aqui em Curitiba: o evento presencial em 2019 bateu o recorde de público da Arena da Baixada e em 2020, por conta da COVID-19, foi transmitido virtualmente por um canal que nós desenvolvemos, só através do app tivemos mais de 40 mil pessoas sendo impactadas”, relata Brizola.

 

Não para por aí: Danilo e seu time dão mentorias gratuitas para startups de todo país, em todas as áreas, para que elas possam se desenvolver e fazer a diferença em um mercado tão competitivo. “Na pandemia, ajudamos dezenas de empresas com mentorias gratuitas, algo que já vínhamos exercendo até mesmo nos anos anteriores. É uma forma de passar o nosso conhecimento e experiências para que outras startups tenham oportunidade de se desenvolver”, finaliza.