Rede de supermercados Super Muffato implementa tecnologia de reconhecimento facial para pagamentos

Com solução da startup Payface, a primeira loja a implementar o self checkout no Brasil também se torna a pioneira na adoção de reconhecimento facial para pagamentos no Paraná, diminuindo filas e evitando o contato físico entre seus consumidores

A maior rede de supermercados do Sul do Brasil e a número um do Paraná, o Grupo Muffato, com mais de 70 lojas no Paraná e em São Paulo, passa a oferecer em uma de suas lojas físicas a opção de identificação e pagamento por reconhecimento facial, se tornando a primeira rede paranaense a implementar a tecnologia. Com solução da startup Payface, a tecnologia conecta o rosto de cada usuário com o seu cartão de crédito. Sem precisar mostrar o cartão, o consumidor poderá optar por pagar suas compras usando apenas o rosto, diminuindo filas e evitando contato físico.

A solução está instalada em todos os 28 caixas da unidade Muffato Madre, localizada no Jardim Bela Suiça, em Londrina (PR). A integração faz parte da estratégia de inovação do Grupo Muffato, prioridade da  empresa ao longo dos seus 46 anos de história. “O Super Muffato foi a primeira a trazer o self checkout para o Brasil, em 2012, e a lançar, em 2019, a tecnologia de Shop&Go, que permite a compra por celular em loja física, sem fila e realizada 100% por meio de autoatendimento. A inovação sempre foi um dos nossos focos e agora não seria diferente”, conta Everton Muffato, diretor executivo e sócio do Grupo Muffato. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor de supermercados registrou um crescimento de 9,36% em 2020, em relação ao ano anterior.

Para Eládio Isoppo, cofundador e CEO da Payface, a implementação no Super Muffato mostra o potencial que a tecnologia de reconhecimento facial tem de avançar por todo o Brasil, mudando a vida de diferentes perfis de consumidores. “Vermos uma das principais redes supermercadistas do país mantendo um histórico expressivo de busca por inovação mostra que o varejo, nos próximos anos, será um dos principais negócios passando por transformação digital”, diz Isoppo.

Para começar a pagar por reconhecimento facial, o usuário baixa o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra o rosto. No momento em que for fazer suas compras, o cliente se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto. Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor para que o cliente finalize a compra via Payface. Todo o processamento é feito sem nenhum toque no dispositivo.

No Paraná, o setor de supermercados teve um crescimento de 11% na comparação com 2019, conforme dados da Secretaria da Fazenda do Paraná. O setor foi um dos que mais cresceu no comércio varejista, atrás apenas do mercado de áudio, vídeo e eletrodomésticos (com crescimento de 24%) e do de materiais de construção e ferragens (+13%). Isso porque, devido às medidas de isolamento social, as pessoas precisaram mudar seus hábitos de alimentação, contribuindo com o aumento de consumo dentro do lar. Também, esses estabelecimentos continuaram funcionando nos períodos em que bares, restaurantes e serviços não essenciais fecharam as portas devido às regras de quarentena.

Rede de supermercados Angeloni implanta pagamento por reconhecimento facial