HOME Geral Sete passos para fazer boas escolhas nos negócios

Sete passos para fazer boas escolhas nos negócios

Você já parou para pensar que suas decisões para os mais variados desafios da carreira podem estar erradas?

 

O processo de tomada de decisões, de fazer escolhas, em uma organização (e certamente em todos os setores da vida) não é simples. Mas esse desafio precisa ser encarado de frente, pois a empresa depende do bom uso do livre-arbítrio para sobreviver. 

Mas quais seriam os principais passos para fazer escolhas prudentes e o mais assertivas possível? O professor Herbert Simon, um dos maiores gurus da economia, estipulou três passos globais iniciais: primeiro, analisar o problema (prospecção); segundo, criar alternativas para resolver o problema (concepção); terceiro, julgar a escolha de uma dessas alternativas (decisão). Para colocar esses três passos em prática, existem sete pontos a se considerar, recomendados pelo professor da pós-graduação em Tomada de Decisão em Negócios da FAE Business School, Everton Drohomeretski.

O primeiro é criar um ambiente propício para a tomada de decisão. É preciso entender (e admitir) que há algum desafio a ser superado. Parece básico, mas só parece: esse ponto se torna importante, pois, segundo o professor, há muitos casos em que a empresa não se dá conta de que precisa mudar. Aliado a isso, o professor avalia que no Brasil a cultura empresarial ainda é bastante hierárquica, centralizadora, o que dificulta ainda mais esse processo de admitir que é preciso fazer novas escolhas para resolver determinados problemas. “Essa cultura faz com que o empresário até desacredite de seus funcionários, subestime-os, o que o distancia ainda mais do processo de mudança, de inovação”, avalia. 

No segundo ponto está a investigação da situação em detalhes. É muito comum, na opinião do professor, empresários que tomam as decisões urgentemente, repentinamente, sem avaliar a fundo o desafio que precisa ser superado. E isso prejudica o resultado, certamente. “É preciso gastar mais tempo para analisar o problema do que para resolvê-lo”, observa Everton. O terceiro ponto a se considerar no processo de tomada de decisões é a geração de alternativas (boas alternativas) de resolução. Mas, para todos esses passos, é preciso uma mudança de mentalidade – senão, a equipe não vai sair nem do primeiro passo. “Eu enxergo o novo como possibilidade de mudança ou como perigo? Essa é uma pergunta que tenho de fazer”, comenta o professor.

E essa mudança de mentalidade deve vir carregada da vontade de inovar. Inovação no sentido de reconfigurar uma ideia que já está posta, mas com o objetivo de agregar valor à empresa. É preciso alinhar as decisões às expectativas e às configurações atuais do mercado – só assim a empresa vai ganhar. “Quando tenho um desafio, tenho de mudar, e isso leva à tomada de decisões. E essas escolhas devem estar alinhadas às imposições do mercado. Senão, não conseguirei inovar”, explica.

O quarto passo é explorar as opções de resolução levantadas, com calma. De modo geral, o executivo precisa de aconselhamento, principalmente nas situações mais complexas, e delegar, nas mais simples. O quinto passo é selecionar a melhor solução; o sexto, avaliar o plano, e, por último, comunicar a escolha à equipe e colocá-la em prática. “Comunicar as decisões também é muito importante, pois isso inspira confiança e encanta a equipe e os clientes. Assim, eles é que serão os influenciadores da empresa, pois acreditam naquilo”, comenta o professor.

 

Pós-graduação na nova unidade da FAE Business School em Itajaí: Tomada de Decisão em Negócios: a estratégia para a escolha correta

 

Existe o melhor caminho para tomar decisão nos ambientes de negócios? Na pós-graduação da FAE Business School (unidade Itajaí-SC), o aluno vai desenvolver a capacidade de tomar decisões em diferentes ambientes por meio de métodos que possibilitem priorizá-las e entregar soluções com maior assertividade e velocidade.

 

O curso é voltado para todos aqueles que precisam ou vão precisar tomar decisões de forma efetiva nos diversos ambientes organizacionais públicos, privados e terceiro setor. As habilidades para resolver problemas e para tomar decisões são algumas das principais soft skills elencadas pelo Fórum Econômico Mundial. Para aprender, o aluno terá um problema real para resolver, uma tomada de decisão em equipe, com o método “mão na massa”.

 

Cursos on-line gratuitos

 

A nova unidade da FAE Business School em Itajaí (SC) está com inscrições abertas para as masterclasses na área de negócios, com aulas totalmente gratuitas. Os encontros serão transmitidos ao vivo e on-line a partir do dia 25 de junho. As inscrições devem ser efetuadas em fae.edu/faeitajai.

 

Expansão do Grupo Educacional Bom Jesus

 

O Grupo está expandindo sua atuação em Santa Catarina. Atualmente, conta com oito unidades do Colégio Bom Jesus no estado (sendo uma em Itajaí, ao lado do Shopping BravaMall, onde está a nova unidade da FAE Business School). Já em Blumenau a FAE Business School está localizada nas mesmas instalações do Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

 

A expansão do Grupo Educacional Bom Jesus em Santa Catarina vai continuar com um novo Colégio em Porto Belo, dentro do VivaPark Open Shopping, previsto para 2023. Com isso, a marca passará a ter 11 unidades em Santa Catarina, incluindo Colégio e FAE.

 

Grupo Educacional Bom Jesus

 

Resultado de uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza os ideais humanistas franciscanos, o Grupo Educacional Bom Jesus investe na formação integral e de qualidade, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Detentor das marcas Colégio Bom Jesus e FAE (FAE Centro Universitário e FAE Business School), o Grupo atua em cinco estados brasileiros sendo fonte de credibilidade e pioneirismo na educação há mais de 120 anos.

 

O Colégio Bom Jesus oferece formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com unidades localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A FAE Centro Universitário está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 20 cursos de graduação. A FAE Business School oferece mais de 50 cursos de especialização lato sensu, programas de MBA, sendo um semi-internacional ou internacional, educação executiva e programas in company, com cursos direcionados e personalizados para empresas e executivos. 

 

A Pós-Graduação da FAE proporciona ao aluno grades flexíveis e metodologias exclusivas, para obter os melhores resultados para sua vida. Tendo como mote principal o “seu negócio é você”, a FAE considera que investir na carreira, nos estudos, no aperfeiçoamento constante, adquirindo, transformando e aprimorando habilidades, é uma necessidade premente para o sucesso. O conceito de lifelong learning está presente, colocando o aluno como protagonista na resolução de problemas. 

 

Saiba mais sobre as marcas do Grupo Educacional Bom Jesus. Acesse:

 

Grupo Educacional Bom Jesus

 

Colégio Bom Jesus

 

FAE Centro Universitário

 

FAE Business School – Curitiba (PR)

 

FAE Business School – Blumenau (SC)

 

FAE Business School – Itajaí (SC)

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile