Empresários do Paraná têm programa para estimular a presença digital de seus negócios

Participantes do Fature+ relatam melhorias relevantes em vendas e comunicação online e também na questão financeira

Empresários do Paraná têm programa para estimular a presença digital de seus negócios
A empresária Carla Mikolaiewski está utilizando o Fature+ para aprimorar suas vendas online e estratégias digitais. Crédito: Divulgação

Empresários paranaenses podem se inscrever até o final de agosto no programa Fature+, que visa apoiar a retomada econômica no Paraná, ao preparar a inserção das empresas do comércio e turismo no mundo digital, desenvolvido pelo Sebrae/PR e a Fecomércio PR. O programa, que visa estimular os empreendedores do comércio e do turismo a criarem um novo canal de vendas para aumentar faturamento, já apresenta resultados importantes para os empresários participantes que vão de melhorias nas ferramentas de comunicação e vendas online até uma gestão financeira mais efetiva.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn, a estruturação de um canal de vendas pode transformar a realidade de empresas que têm sido muito afetadas pela pandemia.

“Com a criação desse novo canal de vendas, as empresas atingem novos mercados e com isso consegue novos clientes e um aumento do faturamento. Com o programa, os pequenos negócios podem aumentar o estágio de inovação, pois com a atuação digital eles ficam mais atentos às mudanças, melhoram sua gestão e se tornam mais competitivos”, explica.

Carla Mikolaiewski, de Curitiba, é a criadora de uma empresa que comercializa infusões especiais de erva-mate desde 2018, e utilizou o programa para intensificar sua presença no ambiente digital e retomar as vendas prejudicadas pela pandemia. Segundo ela, o curso tem sido muito importante para a empresa e não apenas para as estratégias digitais.

“Mesmo com o curso ainda em andamento já tenho buscado trabalhar melhor no Instagram, remodelar a minha loja digital integrada e pensar em estratégias como o funil de vendas. Mas também estou aprendendo a organizar até mesmo o balanço financeiro, que é algo essencial para o momento. O curso me proporcionou muitos insights e acredito que já estou mais preparada para o negócio”, explica ela.

O empreendedor Paulo Cezar Oliveira, que possui duas unidades físicas no ramo de calçados em Curitiba, tem o projeto de abrir a própria loja virtual. Ele explica que a principal dificuldade foi realizar o delivery de produtos e continuar vendendo de portas fechadas. Apesar da melhora nas vendas, Paulo acredita que é muito importante ter uma presença digital para o momento. O empresário relata que o principal mérito da iniciativa é ofertar conteúdos de utilidade com aplicação prática.

“A capacitação nos ajuda com as estratégias de presença digital e com dicas para colocar esse trabalho em prática, especialmente, com exemplos de ferramentas focadas para a execução dessas tarefas. Já estamos utilizando o WhatsApp para envio das novidades e contato com os clientes, além de apps para a produção de artes e aprimoramento da parte visual. Também estamos nos aprimorando na questão financeira e acredito que até o final do curso ainda vamos evoluir muito”, destaca.

O Programa

O Fature+ disponibilza cursos online com 11 temas, videoaulas, e-books, cases de sucesso, mentorias com especialistas, seis MasterClass, tutoriais, utilização de ferramentas, interação no fórum e parcerias com marketplaces nacionais. Os interessados podem acessar o site do Fature+ e fazer a inscrição.

A ideia central está no aumento da inserção de micro e pequenas empresas no mundo digital, envolvendo marketing, prospecção, atendimento e fidelização de clientes, gestão, concorrência, mão de obra, crise econômica e digitalização das empresas. A Jornada do Cliente tem cinco fases: Conhecimento, Avaliação de Compra, Compra, Entrega e Pós-Entrega.

No comércio, o programa é voltado para lojas de confecção e de acessórios, perfumaria e cosméticos, mercados, empórios e similares. No turismo, direcionado para agências de viagem, meios de hospedagem e serviços de alimentação. O programa deve beneficiar 3,5 mil empresas, 2,3 mil do comércio e serviços e 1,2 mil ligadas ao turismo.

A iniciativa traz vantagens exclusivas, como descontos nas plataformas da B2W (controladora dos marketplaces das Americanas, Submarino e Shoptime), Omnibees (soluções tecnológicas de pagamentos e reservas para hotéis) e Hotel Urbano (maior agência de viagens online do Brasil).