Live Commerce é forte tendência do varejo digital

Elizeu Barroso Alves (*)

É fato que no Brasil os programas no estilo “reality show” mobilizam milhares de telespectadores. Então não é de se estranhar que esse formato, adaptado para o varejo digital e nomeado live commerce, venha fazendo tanto sucesso. Importado dos chineses, a novidade movimentou algo em torno de US$ 200 bilhões em 2020. E a estimativa é de que a indústria global, com divulgação em redes sociais, vai faturar US$ 600 bilhões até 2027, segundo estudo da Research and Markets.

O live commerce é a boa e velha estratégia das compras ao vivo (que fizeram muito sucesso na televisão e lá ainda persistem) que se adaptaram ao mundo digital. Melhor ainda, com ampla possibilidade de interação entre vendedores e compradores. Dessa maneira é possível conhecer produtos, emitir opiniões e interagir com diversos consumidores em todo o mundo.

Um exemplo é a Mimo, uma plataforma de shopstreaming onde diversas marcas possuem a possibilidade de realizarem live commerce. Ela nasceu em meio à pandemia e é uma demonstração de como o varejo não para de se reinventar com o uso das tecnologias. Estão no catálogo de clientes da plataforma empresas como Dolce&Gabbana e Johnson&Johnson.

Na melhor maneira do bordão “quem sabe faz ao vivo”, do apresentador Faustão, os varejos digitais agora podem expor seus produtos, interagir com seus clientes e, claro, fechar boas vendas. Inclusive, muitas empresas fazem suas transmissões a partir de suas lojas físicas. Sem dúvida é muito mais animado do que apenas navegar em um catálogo online.

Porém, para surfar nessa onda, é importante que as empresas organizem suas lives commerce. Primeiro porque a pandemia trouxe uma enxurrada de lives e, segundo, para criar um clima que possibilite – de fato – a interação com o cliente. Atenção para garantir a qualidade de transmissão também. Aproveitar essa nova forma de varejo digital possibilita que sua marca entre na casa de seus clientes, tornando-a mais um espaço de sua própria loja!

(*) Elizeu Barroso Alves, doutor em Administração, é coordenador dos CSTs Gestão Comercial e Varejo Digital do Grupo Educacional UNINTER