Produtos da pandemia que vieram para ficar

Estudo, renovação e investimentos tecnológicos marcaram a vida dos empresários no último ano para superar dificuldades impostas pelo isolamento social

 

O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia de Covid-19, que fez o mundo entrar em lockdown para tentar diminuir a propagação do vírus. A pandemia já dura mais de um ano, e as empresas tiveram que se reinventar para continuarem faturando durante esse período em que muitas estão com as portas fechadas para o público.

Grande parte das empresas optou pelo investimento em tecnologias para poder superar as dificuldades dessa situação: os restaurantes migraram para o sistema delivery, as organizações que trabalhavam exclusivamente em escritórios tiveram que optar pelo Home Office, as escolas criaram plataformas e espaços para seus estudantes terem aulas EAD ou em formato híbrido.

Os modelos híbridos permitem oferecer aos alunos a segurança exigida pelos órgãos sanitários do governo, mas mantendo características importantes da aula presencial, como a interação com o professor, mesclada com as facilidades trazidas pela tecnologia.

Curso híbrido e suas novidades

A rede de idiomas inFlux English School criou o inFlux Hybrid, um modelo inédito no ensino de idiomas. Baseada em estudos pedagógicos e pesquisas, a rede desenvolveu uma modalidade onde parte das aulas acontecem em uma plataforma de ensino online e parte de forma presencial.

“A plataforma foi desenvolvida para trazer uma experiência e interatividade até então inexistentes nas aulas online no Brasil. Foram realizados investimentos em inteligência artificial e mecânicas interativas de exercícios que proporcionam aprendizado mais efetivo e dinâmico. Uma verdadeira imersão para o aprendizado rápido da língua inglesa” diz o CEO da rede inFlux, Ricardo Leal.

Benefícios para o aluno e para o franqueado

Para o franqueado, os dois principais benefícios são o aumento da taxa de retenção de alunos matriculados na modalidade, que foi de 97% (acima dos 80% tradicionais da rede), e a possibilidade de comportar um maior número de alunos utilizando o mesmo espaço. “Ao invés de utilizarmos uma sala de aula para turmas de terças e quintas, por exemplo, com o inFlux Hybrid podemos utilizar a mesma sala de aula para uma turma com aulas nas terças e outra turma diferente com aulas nas quintas. No pós-pandemia, abre a possibilidade de dobrar a capacidade instalada de estudantes. Além disso, foi essencial para que nossas escolas pudessem comportar a mesma quantidade de alunos mesmo neste momento de distanciamento social”, avalia Leal.

Para os estudantes, trata-se de um modelo que exige menos deslocamentos (apenas uma aula presencial por semana), oferecendo mais segurança a um custo mais baixo – 25% menor do que o modelo tradicional. Além disso, o método de ensino inFlux, reconhecido por sua qualidade, foi mantido para o inFlux Hybrid. Com isso, os alunos dessa modalidade contam também com o “Compromisso de Aprendizado”, uma garantia, em contrato, de que o aluno alcança em até dois anos e meio de curso 700 ou mais pontos no teste de proficiência internacional TOEIC, o que equivale ao nível de inglês para cargos de alta gerência e diretoria em muitas multinacionais.

Caminho inevitável

Segundo o CEO da rede inFlux, a criação do curso híbrido se tornou um caminho inevitável. “Os avanços tecnológicos são diários, e a pandemia de Covid-19 apenas adiantou o que era um pensamento nosso. Continuaremos com o nosso método tradicional, pois sabemos que muitas pessoas preferem aulas dessa maneira, mas teremos esse novo formato, que exige menos deslocamentos. Sempre procuramos nos adiantar ao mercado e lançar novas tendências que facilitem, democratizem e despertem cada vez mais o interesse ao aprendizado, e o inFlux Hybrid é pioneiro em todos esses sentidos”, ressalta.

Tecnologias que auxiliam na modernização do RH

A pandemia também trouxe desafios na área de Recursos Humanos: o uso de ferramentas e soluções digitais foi estratégico para acelerar processos no RH, reduzir custos operacionais e diminuir o risco de contaminação.

A diretora de Serviços de RH da Employer, Vânia Montenegro, comenta que as novas tecnologias descomplicaram processos de RH, como por exemplo, o recrutamento, a eleção online, ponto, holerites, entre outros. “A tecnologia contribuiu para que o nosso trabalho fosse ainda mais assertivo e assegurasse a segurança dos trabalhadores, que poderiam se contaminar ao transitarem com os documentos”, explica.

A Employer, uma das maiores empresas de RH no país, usa a plataforma Epays para auxiliar seus mais de 500 clientes no envio de recibos de pagamentos com segurança jurídica, assinatura e arquivamento digital. O Epays também serve como elo na comunicação entre o RH e o trabalhador. A plataforma possibilita que o colaborador faça solicitações, como férias, adiantamento de 13° salário, alterações cadastrais e envio de documentos.

“O sistema permite ao RH disponibilizar documentos padrões, como contratos, que podem ser enviados a um ou mais trabalhadores com o aceite digital, e leva em consideração os contratos que ainda não foram digitalizados”, explica Vânia.

Além de uma solução inteligente e em conta para a transformação ágil do RH nas empresas, a ferramenta também auxilia na assinatura digital no holerite, visualização do ponto, alerta de pagamentos, recebimento de benefícios, avaliação de trabalhadores, controle de equipe, avisos do RH, recibos personalizados, acesso individual de CNPJ ou filiais e registro de ponto manual ou facial com segurança, que vem sendo usado na gestão de pessoas em home office.

O aplicativo Epays pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar pelo smartphone, permitindo ao gestor e ao trabalhador acompanhar o holerite e o ponto de forma prática.

Admissão digital

Outra ferramenta que auxilia o RH na hora de realizar admissão digital é a plataforma Lugarh, que faz o envio e o recebimento de documentos de forma online, via celular ou computador. A plataforma é 100% digital – toda a comunicação é feita pelo Lugarh, sem que haja necessidade de contato físico. Além disso, a solução realiza o recebimento e a validação dos documentos necessários no momento da contratação por meio de inteligência artificial.

De acordo com Montenegro, a plataforma economiza tempo do RH ao auxiliar na validação e na conferência de documentos enviados pelo temporário. “Todo o processo de contratação, que dura em média uma semana, pode ser reduzido para 30 minutos”, diz.

Software permite ligações entre colaboradores via Microsoft Teams

No atual contexto, as plataformas omnichannel estão cada vez mais em alta, sendo que a Nexus, desenvolvida pela Nexcore Tecnologia, é uma delas. O software pode ser usado em diversas comunicações corporativas, como e-mail, chat, redes sociais, Telegram, WhatsApp e SMS. A solução permite a integração de sistema na plataforma Microsoft Teams, uma das mais usadas para reunir suas equipes de forma remota.

De acordo com levantamento realizado pela Microsoft, de março a outubro de 2020, a plataforma saltou de 32 para 115 milhões de usuários. Esse aumento se deve ao fato de a solução permitir a realização de chats internos, reuniões por videoconferências, criação de times por setor, calendário compartilhado e transferência de arquivos e chamadas.

Por conta da grande capacidade de opções que auxiliam no fluxo de trabalho, a Nexcore Tecnologia oferece a opção de integração do seu software Nexus às empresas que já possuem o Teams para que elas possam se beneficiar dos serviços de voz de maneira integrada. Além disso, o software, que conta com infraestrutura em nuvem e integrações com a API oficial do WhatsApp, permite agora que empresas que já utilizam o Microsoft Teams façam ligações telefônicas para todos os colaboradores em qualquer lugar do mundo.

Benefícios

Além de o Nexus integrar a telefonia da empresa com os usuários do Microsoft Teams, o software proporciona redução de custos, permitindo que as chamadas sejam realizadas pelo notebook e smartphone. É possível registrar quantos números telefônicos sejam necessários para permitir a interação entre os colaboradores.

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