Carlos Eduardo Peu Pires, Diretor comercial de uma das maiores distribuidoras de segurança eletrônica da região de Campinas, analisa o momento como uma ruptura, um caminho pós-pandêmico sem volta para o setor que se modernizou:
“Trabalhávamos focados com produtos, atendimento, telemarketing e entrega, mas hoje a demanda está mais para serviços, a tecnologia está seguindo esse caminho e essa mudança está voltada tanto para o integrador quanto para o revendedor, que compartilham a tecnologia com o consumidor final. O mercado está mais competitivo, fazendo com que os distribuidores consigam competir com os grandes players fornecendo as ferramentas necessárias para o integrador e esse por sua vez atendendo a nova demanda do cliente final”.
Distribuidores perseguem receita recorrente
O mercado de segurança eletrônica, principalmente os distribuidores, aderiram ao novo formato pela importância da receita recorrente gerada por serviços de tecnologia de segurança. Peu explica que o interesse no serviço de locação aumentou vertiginosamente, justamente para não depender somente das vendas e também por que entende que a receita recorrente gera mais sustentabilidade para operação de sua distribuidora.
“Na região de Campinas tivemos um ponto de equilibro saudável na operação. Clientes de monitoramento de alarme e contratos de manutenção não deixaram de trabalhar, mas precisaram se adaptar com os novos tempos e demandas de seus clientes finais. A reinvenção passou pela recorrência de ganhos com sistemas terceirizados de monitoramento.”
Geração de novas oportunidades no setor de segurança
Para Marcelo Lonzetti, Diretor Comercial e CMO da ztrax, as distribuidoras de segurança eletrônica já passaram por esta fase de adaptação e estão deixando seus negócios mais rentáveis, fechando contratos de locação de equipamentos:
“As empresas de segurança que não estavam na era do monitoramento em tempo real agora com exigência de seus clientes finais entenderam que precisavam se modernizar e realmente entregar uma solução que gerasse mais satisfação e visibilidade dos resultados para seus clientes. O consumidor final quer enxugar um pouco suas despesas e as terceirizadas entenderam que estes serviços específicos podem ser incorporados trazendo benefícios ganha-ganha para todas as pontas” completa Marcelo.