Pais: 30% vão comprar presente pela internet

Estudo da MindMiners, realizado em junho, com 500 participantes distribuídos de acordo com representatividade de perfil do IBGE, aponta que 31% vão realizar compras pela internet para esse Dia dos Pais. Roupas (44%), perfumes (41%) e calçados (21%) serão os destaques entre os itens de maior procura no período.

Já segundo levantamento da consultoria de e-commerce e marketing digital Enext, a taxa média de abandono de carrinho de compra no Brasil é de 61%. Em 2020, a porcentagem de desistência chegou a 71%. Alguns problemas técnicos, como dificuldade no cadastro, são fatores que interferem diretamente na decisão de quem está prestes a concluir um negócio.

Mesmo com reabertura de lojas, 72% dos consumidores pretendem continuar comprando virtualmente, aponta o Relatório Future Shopper Report 2021, produzido pela Wunderman Thompson em parceria com a Enext. Além disso, 73% dos consumidores relataram que o comércio eletrônico será mais importante para eles em 2021.

“Mesmo com o mercado físico varejista aquecendo novamente, esses números continuam bastante sólidos. Antes da pandemia, o percentual estava na casa de 42% das intenções de compras no mercado online. No pico da crise sanitária esse número chegou a 64% e hoje o índice é de 55%. Ou seja, são 13 pontos percentuais de aumento na intenção de compra online em comparação ao momento pré-pandêmico. É uma elevação muito maior do que a média encontrada na América Latina, bem como na Europa e até na própria Ásia, onde o mercado atualmente é bem mais maduro”, comenta Gabriel Lima, CEO da Enext.

Segundo a pesquisa, o impacto do comércio eletrônico nacional é muito maior se for comparado, por exemplo, com países como Argentina, México e Colômbia.

“Isso evidencia o Brasil como um mercado mais maduro após a pandemia. Assim, podemos crer que as estratégias brasileiras estão começando a ficar mais alinhadas com nações que já possuem o comércio eletrônico como um canal consolidado como Reino Unido, EUA e China” explica.

Dados da pesquisa também mostram que 54% dos compradores acima de 55 anos enxergaram o varejo eletrônico como uma solução durante a pandemia, tendo em vista que uma proporção maior de pessoas tiveram que se isolar e se proteger do vírus, enquanto 26% apontaram neutralidade. Da mesma forma, 51% das pessoas neste mesmo grupo vão continuar fazendo compras virtualmente em 2021, mesmo com a retomada total da economia.

Ainda segundo o relatório, os brasileiros muitas vezes utilizam os tradicionais sites de buscas, como Google, mas já é possível perceber que também usam o Mercado Livre, seguido de perto por outros marketplaces.

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