Qual a diferença entre se inspirar e copiar? Todo negócio vai se inspirar em algo que está dando certo, mas é preciso tomar cuidado para que esta “inspiração” não se torne um plágio. Quando se copia, a estrutura é extremamente frágil e se rompe em questão de semanas:
“Ao invés do Brand Positioning, o que temos é o “Brand Copitioning”, ou seja, pura e simplesmente uma cópia. É claro que é difícil inventar algum negócio em 2021, tudo praticamente foi inventado, mas existe espaço para a inovação. A inspiração vale, de fato, então a grande diferença é comunicar de uma forma diferente e real o que a empresa é.” alerta Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, o maior especialista de Brand Positioning na América Latina
O especialista usa como exemplo seu próprio trabalho, que mescla Brand Positioning, marketing digital e negociação de vendas – três categorias que formam uma fórmula totalmente inédita no mercado. Nada foi copiado:
“O que fizemos foi juntar três elementos e criar um produto. Um contador recém-formado poderia perfeitamente se tornar especialista em contabilidade para metalurgia, algo que eu nunca vi. Mas não basta um recém-formado abrir um escritório e copiar o que os demais já fazem. Vai quebrar nos primeiros cinco meses, depois que vender seus serviços para amigos e parentes, o círculo mais próximo. Vai fechar por desinteresse do público” alerta Gerardo.
Inspirar nunca foi copiar
A inspiração é importante, porém precisa vir antes do produto. Não é possível copiar e colar conceitos, o objetivo e o conceito nunca serão os mesmos. O melhor é aproveitar alguns conceitos e criar algo novo direcionado para o público alvo.
Evidentemente, o atendimento virou um ponto focal para as empresas. O conceito da “melhor experiência possível” virou uma moda, porém, esta experiência do cliente deveria ser padrão. O grande problema é que quando se copia estes conceitos, é uma questão de tempo até que a empresa não seja fiel a que está pregando;
“Um exemplo interessante é o do McDonalds. Se você derrubar uma sanduíche na frente do caixa, automaticamente eles trocam sem discussão. É muito fácil, mas tem que ter a atitude de fazer e existem determinados processos para chegar nesse nível. O posicionamento de marca bem feito é aquele em que o cliente sabe o que vai encontrar, percebe o diferencial. O que vale é como o cliente vai avaliar e empesa e o seu nível de satisfação. Copiar conceitos vai soar falso e a empresa não vai se sustentar por muito tempo” completa Gerardo.