Turnover: a terceirização resolve este problema

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Uma alta rotatividade de funcionários prejudica qualquer operação. O entra e sai de funcionários, conhecido como turnover, pode prejudicar a produção quando um funcionário é desligado (por vontade própria ou por desejo da empresa) e começa novamente a correria para substituir a vaga.

“Uma empresa com grande volume de turnover precisa descobrir o que está gerando tamanha rotatividade e sanar rapidamente. Além de parar a produção, a empresa vai ter que lidar com a burocracia e passivos trabalhistas. O ritmo de produção despenca rapidamente quando o próximo profissional contratado começa do zero, passando pelo processo de treinamento e adaptação” reforça Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.

A solução encontrada pelo mercado para este problema é a terceirização de trabalhadores ou de serviços. As prestadoras de serviços já estão acostumadas em atuar com organizações que enfrentam essa dificuldade, sendo assim, os processos seletivos são muito mais assertivos do que em um processo interno, que leva tempo, gera gastos enormes a exige muito trabalho por parte da equipe de RH;

“E tem ainda o detalhe de que o processo pode ser em vão quando o novo contratado não se encaixa no perfil da empresa. Na terceirização de trabalhadores, todo o processo de seleção está sob a responsabilidade da terceirizada, ou seja, serão contratados apenas profissionais qualificados para a vaga no perfil procurado pela empresa contratante”.

Apenas profissionais qualificados
O novo colaborador precisa saber executar as tarefas da maneira correta, além de ter que estar alinhado com o perfil da empresa. Isso é fundamental para uma rápida adaptação, evitando ou reduzindo a quebra da rotina:

E o turnover?
Pesquisas de satisfação ajudam na investigação dos motivos do turnover, desde que sejam focadas nos funcionários que trabalham com a atividade-fim.

“Essa é uma excelente maneira de descobrir as causas da rotatividade. De nada adianta apenas contratar e seguir com o problema afetando a produção. O resultado da pesquisa aponta o que deve ser feito para manter o clima da empresa bom e os funcionários satisfeitos, diminuindo, ou até mesmo parando essa rotatividade” completa Renato.