Sistema da maringaense Minus avisa quais produtos estĂŁo prĂłximos do vencimento; indicadores apontam atĂ© 57% na redução de desperdĂcios.
O desperdĂcio de alimentos Ă© motivo de preocupação no mundo todo e o Brasil estĂĄ entre os dez paĂses que mais desperdiçam alimentos. Estima-se que, da produção atĂ© a mesa, cerca de 30 a 40% de produtos como verduras, folhas e frutos sejam jogados fora. Antes da pandemia jĂĄ se falava em 57 milhĂ”es de pessoas vivendo em condiçÔes precĂĄrias e com dificuldades alimentar no paĂs. Em abril de 2021 o nĂșmero saltou para 116,8 milhĂ”es.
O relatĂłrio com os indicadores de 2020 da pesquisa realizada pela Abrappe, Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, identificou que empresas varejistas tĂȘm investido de forma mais efetiva na prevenção de desperdĂcio, ao adotar o conceito de Perda Ampliada, onde as ĂĄreas de Prevenção de Perdas contribuem ainda mais para o aumento da rentabilidade e proteção do caixa. Dentre as principais atuaçÔes dessa ĂĄrea no varejo, hĂĄ o Gerenciamento das Despesas (56%), Perdas Financeiras (48%) e Melhoria ContĂnua e Produtividade (40%).
Esse cenĂĄrio motivou a Evoa, aceleradora que tem como missĂŁo fornecer preparação, apoio e desenvolvimento de empresas com potencial de crescimento exponencial, a apostar na Minus, uma startup do ramo de varejo que reduz perdas por validade vencida em estabelecimentos comerciais como supermercados e farmĂĄcias. Ambas se preocupam com o consumo consciente e estĂŁo atentas ao tema da fome no Brasil e no mundo. Juntas, querem ajudar a diminuir o desperdĂcio de alimentos.
âApostamos na gestĂŁo sustentĂĄvel oferecida pela solução da Minus que utiliza a inteligĂȘncia estatĂstica para auxiliar lojista e cliente. O sistema aponta os produtos que estĂŁo prĂłximos ao vencimento e calcula o valor de venda para que a loja nĂŁo perca e o cliente possa adquiri-lo com preço promocional. Isso traz ganhos para todos, inclusive para o planetaâ, comenta Matheus Lisboa Cesco, gerente executivo da Evoa.
As soluçÔes da Minus possibilitam ao varejista a redução de suas perdas por validade vencida, que segundo a ABRAS â Associação Brasileira de Supermercados â Ă© a principal causa de desperdĂcio nas lojas do Brasil. O sistema desenvolvido pela Minus garante a redução mĂ©dia de perdas por validade vencida em atĂ© 35% por loja, e em alguns casos essa redução pode chegar a 57%. O foco da startup sĂŁo supermercados, atacarejos, farmĂĄcias e lojas de cosmĂ©ticos.
O sistema desenvolvido pela Minus automatiza o processo de controle de validades em loja, atuando de forma integrada com o ERP do varejista. Com estatĂstica e inteligĂȘncia de dados, o aplicativo exibe para a loja os produtos com maior risco de vencimento na prateleira, e um colaborador alimenta o sistema com a atualização do estoque daqueles produtos. Com essa informação, a Minus exibe ao varejista uma estimativa de perdas e aponta as soluçÔes para evitar o desperdĂcio dos produtos identificados, seja uma ação promocional, de reorganização na prateleira, ou o anĂșncio do produto no site minus.eco.br, para que consumidores interessados possam adquirir o produto com preço menor antes que ele vença.
âOs resultados sĂŁo percebidos assim que o sistema Ă© implantado. Geralmente nos primeiros dois meses jĂĄ se percebe um Ăndice alto de queda nas perdas. Com a rotina de utilização e a atuação preventiva os resultados tendem a se manter ou melhorarâ, explica Giovane Calegari, Diretor de OperaçÔes da Minus.
Dona dos supermercados Cidade Canção, a paranaense CSD (Companhia Sulamericana de Distribuição) conseguiu reduzir em dois dĂgitos as perdas por validade vencida nas 12 lojas que adotaram o sistema da Minus no primeiro semestre de 2021. Com esse resultado, a rede decidiu adotar o sistema em todas as suas 60 lojas. Â
O monitoramento dos indicadores das lojas e a orientação e acompanhamento do dia a dia da loja traz benefĂcios em toda a cadeia produtiva, gerando nĂŁo sĂł economia e diminuição das perdas, mas tambĂ©m lucro para os lojistas. Matheus Lisboa afirma que a Evoa confia muito neste projeto e acredita que nos prĂłximos cinco anos a Minus tem tudo para se tornar uma startup unicĂłrnio, com valor de mercado acima de US$1 bilhĂŁo.