AliExpress usará 80 voos fretados e 9 centros de distribuição automatizados para enviar pedidos para o mundo durante o festival

Mais importante data do e-commerce global, o festival 11.11 contará com logística inovadora para garantir que clientes do AliExpress no Brasil e na Europa recebam suas encomendas internacionais em tempo recorde.

O AliExpress, marketplace de varejo global do grupo Alibaba, introduziu soluções logísticas inovadoras para reduzir o tempo de entrega de encomendas internacionais durante o festival de ofertas de 11 de novembro, maior data do e-commerce mundial em valores transacionados. Em 2020, o festival movimentou US﹩ 74,1 bilhões.

Os avanços, implementados pela Cainiao, empresa de logística do grupo Alibaba, incluem a modernização de armazéns de seleção na China, a criação de centros de triagem automatizados e a adoção de voos fretados semanais para diversos países, além de uma rede de auto coleta nos países destino e, em alguns casos, a abertura de novos centros de distribuição fora da China. O esforço busca manter o ecossistema do AliExpress como o mais robusto entre os serviços de comércio eletrônico cross-border em todo o mundo.

As novas implementações aceleram significativamente o tempo necessário para separar e enviar compras feitas em lojas chinesas para clientes em todo o mundo. Mercados como o do Brasil, na América Latina, e europeus como Espanha e França, já elevaram, em 2020, sua demanda por compras no AliExpress em um patamar de três dígitos, taxa de crescimento que só pode ser atendida com investimentos massivos em tecnologia e inovação logística.

De acordo com Wang Mingqian, gerente-geral do AliExpress, as melhorias logísticas foram implementadas para atender a demanda excepcional do 11.11, mas serão mantidas após o festival. “Nossos clientes internacionais estão demandando um tempo eficiente de entrega e por meio do uso de novas tecnologias e parcerias estratégicas com empresas de logística, como a Cainiao, atingimos um patamar de eficiência incrível para mercados como o Brasil e a Europa”, afirma Mingqian.

CRESCIMENTO – Em 2020, o número de pacotes recebidos e entregues pelos parceiros logísticos do AliExpress aumentou 100%. Em resposta a essas crescentes demandas, por meio da parceria com a Cainiao, cinco armazéns de seleção e nove centros de triagem automatizados foram estabelecidos na China para que os vendedores pré-estocassem seus produtos à venda no AliExpress. Isso reduziu significativamente o tempo de expedição, juntamente com a implementação de 80 voos fretados por semana para todo o mundo.

AliExpress usará 80 voos fretados e 9 centros de distribuição automatizados para enviar pedidos para o mundo durante o festival de ofertas "11.11"

O AliExpress agora oferece 10 dias úteis de entrega para pedidos selecionados feitos na Espanha e na França e apenas 5 dias para compras de consumidores na Coreia do Sul. Para consumidores brasileiros, os pedidos feitos na plataforma AliExpress chegam no país em até 7 dias. Contando o prazo necessário para liberação na alfândega e logística doméstica, a entrega até a porta da casa do consumidor ocorre em até 15 dias nas principais regiões metropolitanas.

Desde 2020, o AliExpress e a Cainiao mantêm centros de distribuição e armazéns no exterior para aumentar a capacidade e a eficiência das redes logísticas além das fronteiras, tendência que será reforçada ao longo do próximo ano, com a atualização tecnológica dos armazéns fora da China.

LAST MILE – Para atender à “última milha” uma rede de mais de 20 mil pontos de serviço de auto-coleta foi lançada na Espanha, França, Polônia e Rússia, combinando lockers do AliExpress, alimentados e operados pela Cainiao, e pontos de coleta administrados por parceiros locais. Esses lockers oferecem uma experiência de compra fluida para os consumidores, que podem pegar livre e rapidamente seus pedidos do AliExpress, tratando-se de uma solução prática que oferece mais flexibilidade e segurança. Os lockers ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro.

Além das questões logísticas, o marketplace também irá alocar mais recursos para apoiar seu plano de negócios, que possui, como elemento chave, recrutar mais comerciantes locais para a plataforma, melhorar a rede de armazéns no exterior e armários de auto coleta para elevar a qualidade da experiência do cliente. O Brasil é o único país das Américas em que o AliExpress já opera com vendedores locais, permitindo que se cadastrem no marketplace e acessem milhões de usuários brasileiros que usam a plataforma para fazer compras.

Sobre o AliExpress – Lançado em 2010, o AliExpress (www.aliexpress.com) é um marketplace global do Grupo Alibaba, que dá aos consumidores em todo o mundo a possibilidade de comprar diretamente de fabricantes e distribuidores. A organização pretende se tornar uma plataforma para que comerciantes de todas as partes do mundo possam vender local e globalmente. O AliExpress opera em vários idiomas, entre eles português, inglês, russo, espanhol, italiano e francês.

Sobre o Alibaba Group – O Alibaba Group é uma multinacional de tecnologia cuja missão é tornar mais fácil fazer negócios em qualquer lugar na era digital. O grupo pretende construir a infraestrutura comercial do futuro, visando que seus clientes possam se encontrar, trabalhar e viver inseridos no universo do Alibaba, que será uma empresa que durará pelo menos 102 anos.

Anna Luiza de Bittencourt Fraga

Últimas notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui