Grupo de TI lança canal de comunicação com DEVs no Twitch

Ideia do Grupo DB1 surgiu de necessidade de encontrar novos canais de comunicação com os DEVs.

Meet-up Animando com React Native: Reanimated v2 + Lottie, que aconteceu na Twitch.

O Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia, identificou, por meio de pesquisas internas que o interesse por jogos faz parte da cultura do Grupo DB1, pois vários colaboradores e colaboradores gostam de jogar. A partir disso, criou o canal do Twitch, em que as pessoas jogam, conversam sobre tecnologia, transmitem meetups e materiais educativos gratuitamente.

Esse mês, o Grupo DB1 lançou o DB1 Games, um campeonato de jogos entre seus colaboradores que, durante as partidas, farão a narração e os comentários, como já é de praxe na Twitch. A ideia é incluir diferentes estilos de jogos para que todos os gostos e personalidades sejam contemplados.

E as primeiras métricas demonstram que a iniciativa foi um sucesso. A Twitch possui uma espécie de hierarquização para quem realiza transmissões, com os perfis recebendo as classificações de streamer, afiliado e parceiro.

Ao realizar as suas transmissões, os usuários batem determinadas metas dentro da plataforma e vão subindo na hierarquia. Em apenas 15 dias, o Grupo DB1 foi de streamer para afiliado, batendo 12 horas de transmissão, mais 1.900 visualizações, 154 seguidores e uma média de 664 expectadores únicos.

O objetivo da empresa com a criação do canal na Twitch é gerar orgulho de pertencimento nos seus colaboradores, valorizando suas personalidades, aumentando a presença de marca e tornando o Grupo DB1 conhecido para mais pessoas na comunidade Twitch.

A ligação profunda entre DEVs e jogos eletrônicos não é novidade, já que grande parte deles é adepta à cultura geek ou nerd, da qual os jogos digitais são uma parte significativa. Os games ajudam no desenvolvimento de várias habilidades importantes para os DEVs, como concentração, raciocínio lógico, resolução de problemas, trabalho em equipe, criação de estratégias, tomada de decisão, organização de elementos, antecipação de resultados, entre outras.

E, se antes os jogos eletrônicos eram vistos como uma moda passageira, agora já são vistos como uma indústria bilionária. O mercado global terá uma receita de US$ 146 bilhões em 2021, uma alta de 40% em dois anos. Já o mercado brasileiro terá uma receita de US$ 2,3 bilhões, o que representa um aumento de 5,1% na receita ano a ano.

Os dados são de uma recente pesquisa feita pela Newzoo, empresa que faz análises sobre games e levantamentos referentes ao setor, divulgada durante o BIG Festival 2021 (Brazil’s Independent Games Festival).

Gabriel Seabra, idealizador da ação e Analista de Marketing do Grupo DB1, destaca a importância de utilizar a mesma linguagem e plataforma dos DEVs. “O nosso público, que é apaixonado por tecnologia, consome muito esse tipo de conteúdo, e a plataforma é bem diversa, abrangendo desde talk shows até games, além de servir para conversar. Então, dá para produzir bastante coisa, tanto conteúdo rico, quanto o voltado para o entretenimento. Como eu consumo muito esse tipo de conteúdo, poder trabalhar com isso aqui na DB1 é uma satisfação muito grande”.