Networking: você está se relacionando bem durante o distanciamento social?

FAE Business School em Itajaí (SC) vai realizar o curso Gestão de Relacionamento nos dias 20 e 21 de outubro. Veja nove dicas para fazer um bom networking para sua carreira decolar

 

Networking é uma prática de relacionamento que ajuda a desenvolver uma rede de contatos fundamental para gerar negócios, fazer a carreira decolar e fortalecer as relações sociais. No entanto, esses contatos são tradicionalmente mais produtivos e efetivos presencialmente, no olho no olho. Com as relações cada vez mais distantes durante a pandemia, não ficou nada fácil fazer networking. Para auxiliar nesse processo, a FAE Business School em Itajaí (SC) vai realizar, nos dias 20 e 21 de outubro, o curso “Gestão de relacionamento – transformando seu networking em resultados”, durante o Advanced Management Series. As inscrições podem ser feitas aqui fae.edu/itajai.

 

O Advanced Management Series prevê que o participante tenha a oportunidade de fazer cursos rápidos e exclusivos na área de gestão avançada. Além de “Gestão de relacionamento – transformando seu networking em resultados”, serão ministrados outros temas ao longo dos meses de outubro e novembro. Confira as opções em fae.edu/itajai.

 

Para fazer um bom networking, não basta conhecer muitas pessoas. É preciso comunicar-se de forma assertiva e impactar sua rede de contatos com propósito. Para o professor e diretor de relações institucionais da FAE Business School, Paulo Cruz, que vai ministrar o módulo, a pandemia prejudicou, de certa forma, o networking. “Nas conexões virtuais desse período, o que vimos foi quantidade, e não necessariamente qualidade. Em muitos casos, as relações aumentaram, mesmo que virtualmente, mas os resultados em termos de negócios foram poucos”, afirma o diretor. 

Para Paulo Cruz, um bom networking depende de confiança, o que é mais difícil de estabelecer ou fortalecer nos contatos a distância. “É da natureza humana a preferência pela relação mais próxima. O que constatamos que dá resultados é a conversa com as pessoas e conhecê-las, para estabelecer relações sinceras. A única maneira de se estabelecer confiança é por meio da convivência”, observa. Paulo Cruz reitera, ainda, que “sinceridade e confiança são a solidez do bom networking”, afirma.

Com as relações abaladas durante a pandemia, o professor acredita que uma das soluções será o modelo híbrido de relacionamento. “Sempre haverá um hiato, um desconforto no modelo remoto. Por mais que seja cômodo e até mais produtivo para muitas pessoas, sempre haverá a necessidade  da proximidade, do tête-à-tête”

Veja abaixo algumas dicas para fazer um bom networking, especialmente nas relações remotas.

1 – Ser íntegro e sincero

Para fazer um bom networking, a pessoa deve ser sincera e honesta. O foco é gerenciar suas ações e comportamentos de forma clara e objetiva, estabelecendo franqueza nas relações. 

2 – Estabelecer propósitos

Se você é procurado para networking, deve definir o que pode agregar ou oferecer àquela pessoa que o procurou. Não esqueça que o relacionamento exige reciprocidade: em outro momento, a pessoa vai precisar de você.

3 – Estar presente em eventos

Para criar oportunidades, as pessoas têm que ser vistas. Lembre-se do famoso ditado: “quem não é visto não é lembrado”. Então, é preciso frequentar eventos onde estarão contatos interessantes para sua carreira e seu negócio.

4 – Saber ouvir, ter percepção e empatia

Quando frequentar eventos, não se precipite em falar muito mostrando que tem conhecimento. Ouvir com atenção aguça a percepção para enxergar oportunidades únicas, aprimora a experiência e fomenta o conhecimento. As pessoas gostam de ser ouvidas. 

5 – Aperfeiçoamento é fundamental

O aperfeiçoamento constante na carreira, em sua área de atuação, e também em assuntos relacionados, gera domínio perceptivo no assunto, o que é bem-visto nas conversas. Por isso, ficar atento às novidades e tendências é necessário para poder mostrá-las em uma relação, seja ela virtual ou presencial. Concentre-se em conhecer profundamente e em inovar em sua área de expertise.

6 – Pesquisar sobre as pessoas com quem vai se relacionar

Hoje, as redes sociais oferecem uma gama enorme de informações sobre as pessoas. Dessa forma, pesquisar sobre a rede de contatos é fácil, acessível e ajuda muito no networking. Saber um pouco mais sobre a pessoa com quem você vai interagir é essencial para que as conversas sejam produtivas e, ainda, demonstra seu interesse e permite desvendar pontos em comum.  

7 – Criar métricas

“Quantos relacionamentos eu tive até hoje e quais me surtiram resultados positivos?” Respondendo a essa pergunta,é possível medir resultados. Periodicamente, reveja suas metas, veja se as alcançou. Fazer avaliação com regularidade é a única forma para você corrigir sua estratégia e saber se seu networking está no caminho certo.

8 – Ter postura e traquejo

As pessoas devem se sentir confortáveis na sua presença, e o contrário também vale. Então, ter postura, investir em vestuário e em apresentação pessoal de um modo geral é importante para um bom networking. Não estamos falando de roupas de grife e sim de roupas adequadas a cada situação.

9 – Acreditar no potencial latente que todos nós temos 

No networking, é importante não só ser sincero, mas também confiar na mensagem que está passando. Acreditar no seu potencial é estimulante, e isso transparece para quem está se relacionando com você. Respeite sua essência, não force a barra para parecer mais extrovertido e seja autêntico. Quando você reconhece as suas limitações e acredita nas suas potencialidades, você se cobra menos. Assim, a autoconfiança cresce e você relaxa para se aproximar de qualquer pessoa e conversar naturalmente.

 

SERVIÇO 

  

Curso do programa Advanced Management Series: Gestão de relacionamento – transformando seu networking em resultados 

  

Local: FAE Business School em Itajaí (SC) 

Presencial e on-line

 

Endereço: Rua Delfim Mário de Pádua Peixoto, 500 

Praia Brava – Itajaí (SC) 

Shopping BravaMall – espaço Brava Business Lounge – Piso 2 – Sala L2 16 

 

Investimento: Valor especial de lançamento: de R$ 400 por R$ 200  

 

Site: fae.edu/itajai.

 

Dias e horário das aulas 
20 e 21 de outubro 

Das 18h45 às 22h30 
 
Carga horária 
10 horas-aula – compensáveis na contratação de cursos integrais de pós-graduação* 

*Possível compensar até 40h de Advanced Management Series. 
 
 

Docente

Professor Paulo Roberto Araújo Cruz.


Mestrado profissional em Gestão de Empresas (Esade/Barcelona). MBA Executivo (FAE Business School). Graduado em Administração (FAE Centro Universitário). Experiência de 38 anos em negócios e educação. Diretor regional do SESC-PR, além de professor nas áreas de revitalização e mudanças organizacionais. Atualmente é diretor de Relações Institucionais e professor de pós-graduação da FAE Business School.

 

 

Grupo Educacional Bom Jesus

 

Resultado de uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza os ideais humanistas franciscanos, o Grupo Educacional Bom Jesus investe na formação integral e de qualidade, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Detentor das marcas Colégio Bom Jesus e FAE (FAE Centro Universitário e FAE Business School), o Grupo atua em cinco estados brasileiros, sendo fonte de credibilidade e pioneirismo na educação há mais de 120 anos.

 

O Colégio Bom Jesus oferece formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com unidades localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A FAE Centro Universitário está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 20 cursos de graduação. A FAE Business School oferece mais de 50 cursos de especialização lato sensu, programas de MBA, sendo um semi-internacional ou internacional, educação executiva e programas in company, com cursos direcionados e personalizados para empresas e executivos. 

 

A Pós-Graduação da FAE proporciona ao aluno grades flexíveis e metodologias exclusivas, para obter os melhores resultados para sua vida. Tendo como mote principal o “seu negócio é você”, a FAE considera que investir na carreira, nos estudos, no aperfeiçoamento constante, adquirindo, transformando e aprimorando habilidades, é uma necessidade premente para o sucesso. O conceito de lifelong learning está presente, colocando o aluno como protagonista na resolução de problemas. 

 

 

Saiba mais sobre as marcas do Grupo Educacional Bom Jesus. Acesse:

 

Grupo Educacional Bom Jesus

https://www.grupoeducacionalbomjesus.com.br/

 

Colégio Bom Jesus

https://www.grupoeducacionalbomjesus.com.br/marcas/bom-jesus.vm

 

FAE Centro Universitário

https://www.fae.edu/

 

FAE Business School – Curitiba (PR)

https://fae.edu/cursos/pos-graduacao-curitiba.vm

 

FAE Business School – Blumenau (SC)

https://fae.edu/cursos/pos-graduacao-blumenau.vm

 

FAE Business School – Itajaí (SC)

fae.edu/faeitajai