O ensino on-line trouxe quais mudanças para os professores?

Processo de adaptação interfere tanto na alfabetização quanto no ensino superior

O ensino on-line trouxe quais mudanças para os professores?Todos foram pegos de surpresa. Logo no início de 2019 as instituições de ensino foram fechadas em razão da pandemia de Covid-19. Como a vacinação ainda era um projeto distante, e a doença continuava a se espalhar, todos passaram a aderir ao ensino remoto. Mas como foi essa adaptação?

A primeira resistência foi a tecnológica. Muitos alunos não tinham os aparatos necessários para acompanhar as aulas. Outra dificuldade veio por parte dos professores. A maioria deles não tinha experiência com aulas on-line e em criar uma metodologia que chamasse a atenção dos alunos foi um desafio. 

Grande choque

“Sempre contávamos com a presença dos alunos em sala de aula, e de repente quando tudo mudou, foi um grande choque. Agora, com a retomada gradual, fica ainda mais evidente a importância do contato, do olhar e da segurança que o professor transmite para qualquer aluno avançar e aprender melhor”, conta o professor de ensino fundamental, João Martimiano Filho. 

No ensino superior, a realidade também foi alterada. As aulas também mudaram seu formato e os professores tiveram que se adaptar. “Faço questão de manter a interatividade nas minhas aulas on-line. É importante esse contato para o professor, que não sente solitário dando aula. Os alunos também elogiam, pois assim fugimos da monotonia e a aprendizagem fica mais instigante”, avalia o professor da FGV, Claudio Shimoyama. 

As aulas que já retomaram o modo presencial seguem as recomendações e protocolos de biossegurança já estabelecidos pelo MEC e pelo Ministério da Saúde.