Um olho no peixe e outro no gato: educação financeira é o segredo do sucesso da Celero

João Tosin CEO da Celero

Fintech acredita que é possível crescer e compartilhar conhecimento simultaneamente

As startups têm ocupado, cada vez mais, espaço no mercado, seja quantitativamente pelo número de startups ativas, ou sob o prisma de volume de investimentos recebidos. A tendência se intensificou ainda mais depois do início da pandemia da Covid-19, quando a tecnologia se consolidou como a solução mundial no enfrentamento da crise, e empreendedores dos mais diversos segmentos iniciaram maratonas para fazer desse período um momento de superação. Dentre as startups de maior sucesso, temos justamente as que inovaram não somente no produto ou serviço oferecido, mas aquelas que lançaram mão de estratégias diferenciadas para se destacar. Muitas trabalham com foco no consumidor final, no entanto, uma parcela significativa presta serviços para outras empresas, atuando com o B2B e, neste caso, oferecem aos seus clientes ferramentas vitais para o crescimento e a estabilidade do negócio.

Para ter uma empresa bem-sucedida, o empreendedor deve possuir a capacidade de minimizar os riscos inerentes a cada setor. Para que o negócio prospere, é necessário entender cada etapa e transpor os obstáculos encontrados que, na maioria das vezes, podem ser gerenciados ou evitados por completo. Os motivos mais comuns para o fracasso de pequenas empresas incluem falta de conhecimento na área, indisponibilidade de capital ou financiamento e, até mesmo, falta de gestão financeira e do próprio negócio.

No Brasil, as grandes empresas representam apenas 1% do total de empreendimentos do País. As pequenas e médias empresas (PMEs) representam 99% e são capazes de gerar cerca de 70% dos empregos, o que as torna essenciais para o desenvolvimento e retomada da economia.

A inexperiência na gestão de um negócio pode ser desastrosa para um empreendedor, pois a falta de habilidade financeira pode deixar a empresa sem capital de giro. Folha de pagamento e fornecedores, gastos com outras despesas fixas como aluguel, luz ou telefonia, além dos gastos variáveis podem colocar a empresa em cheque caso não haja uma gestão adequada das finanças.

A obtenção de financiamento também se torna um obstáculo para pequenos empreendedores que desconhecem os mecanismos do mercado financeiro e acabam não tendo acesso às linhas de crédito mais atrativas, que são muito utilizadas pelas grandes empresas, simplesmente pelo fato de não ter um nível de relacionamento com um banco ou com qualquer instituição financeira ou documentos básicos que comprovem a saúde econômica do negócio, como um controle adequado de fluxo de caixa ou mesmo um DRE mensal e/ou balanço patrimonial.

Para auxiliar as pequenas e médias empresas a gerenciar esses obstáculos financeiros, uma startup paranaense tem investido na educação de seus clientes, visando solidificar o empreendimento, uma vez que, o sucesso do cliente também traz bons resultados para a própria startup. Investir na educação do cliente é uma forma de impulsionar o crescimento e potencializar o valor do negócio de forma ordenada, garantindo ainda a atratividade de novos clientes e a fidelidade dos atuais. Entretanto, a estratégia que tem dado certo não é o único ou o principal objetivo da Celero, desenvolvedora de um software de gestão financeira que visa descomplicar a área para pequenos e médios negócios, por isso, a startup oferece educação financeira visando estabelecer um impacto social, que vai muito além do faturamento.

Com foco nesses empreendedores, a Celero oferece mais do que uma ferramenta de gerenciamento. A empresa trabalha para proporcionar ao cliente, um aprendizado sobre a gestão das finanças, para que estes empreendedores consigam manter seu negócio diante da concorrência e, principalmente, neste momento de crise que o País tem enfrentando, entendendo que é responsabilidade de todos contribuirmos  para que a economia seja restabelecida e, que empreendedores com boas ideias, dedicação e desenvoltura, tenham oportunidades igualitárias de prosperar – “afinal, empreender com sucesso, nunca depende exclusivamente da vontade do empreendedor. Auxiliar essas empresas nas lacunas que podem definir o sucesso ou o fracasso de um negócio, faz parte de um desejo genuíno da Celero de contribuir com o desenvolvimento da nossa sociedade”, afirma João Tosin, CEO da startup.

Estima-se que no Brasil, 85% das PMEs não estão familiarizadas com as questões que envolvem a gestão financeira, por isso, o principal intuito da Celero é ensinar esses empreendedores a administrar suas receitas e despesas, mostrando caminhos que ainda não foram explorados, desmistificando assim a gestão adequada de um empreendimento. “Alguns empreendedores acreditam que se trata apenas do pagamento de contas, quando na verdade uma gestão eficiente vai muito além disso, mas também não é tão complicado como se pode imaginar. Então trabalhamos preventivamente para tornar mais simples essa aplicação no dia a dia, contribuindo de forma prática com a empresa. Estamos sempre dispostos a compartilhar nosso conhecimento e ensinar o que for preciso para que as empresas se mantenham lucrativas”, explica Tosin.

O software da Celero disponibiliza a automatização dos processos operacionais das empresas, fazendo com que o setor financeiro funcione totalmente online, centralizando toda a demanda da área em um só lugar e de forma inteligente, sem a constante interferência humana. Um outro grande benefício é a organização que a plataforma proporciona ao empreendedor, que pode ter acesso fácil aos relatórios financeiros do seu negócio a qualquer momento, além de possibilitar fazer outras transações financeiras como cobranças, emissão de boletos e notas fiscais, facilitando e muito a rotina de quem não domina a área, com agilidade, segurança e controle.

Se alguém perguntar qual o segredo do sucesso, a Celero responde: “pautamos os nossos esforços na empatia, fato que indiretamente tem trazido também grande reconhecimento para nossa empresa, pois dedicar um tempo do nosso time nesse processo de educar pequenos proprietários a garantir a saúde financeira de seus negócios e, ainda, oferecer uma ferramenta que investe nessa orientação, proporcionando aos empreendedores a oportunidade de crescer e se manter forte, se não é o que nos faz prosperar, certamente, é o que nos inspira.  Administrar o dinheiro de maneira eficaz ajuda o empresário a ter sucesso em qualquer segmento, e ainda eleva suas habilidades na tomada de decisões, gerando impactos positivos para sua empresa e toda a sociedade neste momento, pois favorece a economia, gera emprego e renda”, concluiu Tosin.