Futebol Clube do Porto e Uninter fecham parceria inédita na área desportiva

Acordo marca uma nova etapa no processo de internacionalização da instituição de ensino brasileira

Presidente do FC do Porto, José Nuno Pinto da Costa (à esquerda) e o diretor de Marketing e Captação do Grupo Uninter, Mario Henrique Thomé ( à direita) Presidente do FC do Porto, José Nuno Pinto da Costa (à esquerda) e o diretor de Marketing e Captação do Grupo Uninter, Mario Henrique Thomé ( à direita) Divulgação

O Centro Universitário Internacional Uninter e o Futebol Clube do Porto acabam de fechar uma parceria inédita para oferecer aos estudantes brasileiros o melhor do ensino a distância na área desportiva. A assinatura do contrato foi feita nesta sexta-feira (29), na cidade do Porto, entre o presidente do clube português, José Nuno Pinto da Costa, e Mario Henrique Thomé, diretor de Marketing e Captação do Grupo Uninter.

A instituição brasileira é a primeira a ter um clube de futebol internacional como parceiro educacional. A união das duas marcas aproveita a experiência e o pioneirismo da Uninter em educação a distância e o conhecimento do Porto em gestão e treino esportivo.

Todo o conteúdo será gravado e ministrado por profissionais do FC Porto Football Science Institute, um projeto de formação do clube português que reúne conhecimento científico e empírico, alcançado por meio da experiência dos colaboradores do time.

O primeiro curso previsto com a parceria será a pós-graduação em Gestão Executiva no Futebol. Seu lançamento para o todo o Brasil será a partir do ano que vem, mas o conteúdo começa a ser produzido a partir das próximas semanas.

A Uninter possui cerca de 400 cursos de pós-graduação em seu portfólio, mas, segundo o diretor de Marketing e Captação, sentia falta de um curso de alto desempenho, que auxiliasse o desenvolvimento do futebol brasileiro.

A aproximação entre o FC do Porto e a rede de ensino foi realizada pela agência OpusMúltipla e seu cliente Campione, especialista em metodologias esportivas. A OpusMúltipla cuida da comunicação e gestão da marca do Porto no Brasil e atende a Uninter.

“Identificamos a demanda por uma maior profissionalização na gestão do futebol brasileiro. E essa parceria inovadora entre duas marcas fortes em seus segmentos, gerando negócios e conhecimento, tem o potencial de contribuir para a transformação futura do esporte”, diz Rodrigo Havro Rodrigues, CEO da OpúsMultipla.

O presidente do Futebol Clube do Porto, José Nuno Pinto Costa ressaltou a importância do acordo. “Essa parceria é muito importante para o nosso posicionamento no mercado brasileiro e para podermos, em conjunto, melhorar e proporcionar aprendizagem esportiva de qualidade a milhares de pessoas”, disse.

Mario Henrique Thomé, diretor de Marketing e Captação do Grupo Uninter, explicou que a instituição é um dos maiores centros universitários do Brasil e considerou o FC Porto o parceiro perfeito para levar esse conhecimento europeu ao Brasil. “Primeiro, escolhemos o Porto pela língua, que é nativa do Brasil e isso ajuda muito o entendimento do conteúdo por parte dos alunos, mas também escolhemos pelo know-how, que forma atletas e tem capacidade de gerir pessoas com excelência”, diz Thomé.

Futebol Clube do Porto

O Futebol Clube do Porto está vinculado à Universidade do Porto, que foi eleita uma das cinco melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo na área desportiva. É reconhecido como um dos principais times formadores de atletas do planeta, sendo o único time de futebol da atualidade a ter o certificado de qualidade ISO 9001 na gestão e operacionalização de escolas de futebol e eventos.

Além disso, O FC Porto é um dos clubes com maior número de participações na Champions League, com duas conquistas e duas taças intercontinentais (1987 e 2004).  Em 2019, foi vencedor da Youth League (Champions League Sub19), demonstrando todo o seu potencial na formação de jovens jogadores.

Com uma ampla estrutura profissional, possui mais de 600 colaboradores e é um dos mais emblemáticos clubes da Europa.

Avanço na internacionalização

A parceria com o Futebol Clube do Porto é um novo marco no processo de internacionalização da Uninter. Além dos mais de 700 polos de norte a sul do Brasil, a marca possui 12 polos no exterior, sendo nove nos Estados Unidos, dois na Europa, incluindo Portugal, e um na Ásia. Uma das estratégias do processo de internacionalização é ampliar o número de polos para oferecer educação à distância de qualidade aos brasileiros que vivem no exterior.