Front office: toda empresa precisa saber disso

Se o backoffice é uma prática bem ampla e difundida no meio corporativo, em contrapartida, o front office ainda não é tão habitual no repertório comercial. O termo foi criado para abranger todas as atividades que envolvem o contato direto com os clientes, como a área comercial, marketing, relações-públicas e até mesmo o site da empresa.

Para ilustrar melhor: backoffice é o trabalho que o consumidor não vê enquanto front office é a linha de frente, a cara da empresa para os compradores!

Ainda que tenham distintas funções, as equipes de backoffice e front office precisam interagir. Na análise de Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, o backoffice fornece suporte para atingir os objetivos e promessas da equipe do front office para o bem do negócio:

“Os trabalhos de front office mais comuns têm a ver com negociação, com ações de vendas. Ao mesmo tempo, essa atividade nos transporta para outras práticas, como o atendimento pré e pós-venda. A área de atendimento ao cliente também é protagonista nesse quadro, pois se baseia no contato direto com agentes externos”

Principais características do front office
A evolução no conceito de front office se resume na adaptação às novas tecnologias e práticas de consumo. Esta evolução é refletida no ambiente digital, tornando-se imprescindível que as corporações ofereçam serviços de contato direto com o cliente através de páginas web, aplicativos multimídia e presença nas redes sociais:

“Por estas características, o front office precisa coexistir em harmonia com o backoffice trocando informações que servem como verdadeiro termômetros sobre a opinião de quem mais interessa: o consumidor”

Aprimorando o Back para se destacar no Front
Sendo o front office a face mais aparente de uma empresa, é comum que as promessas de qualidade, agilidade e qualidade sejam feitas para que o back office entregue. Essa entrega, a depender do sucesso das ações precisa ser incrementada rapidamente, por isso, a terceirização é o movimento mais demandado pelas companhias. Com a terceirização do backoffice, há uma rápida mobilização e desmobilização de trabalhadores especializados deixando as empresas livres para movimentos de venda ou marketing.

 

 

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