Logística especializada para e-commerce cresceu em 2021

No primeiro quadrimestre de 2021, o Brasil registrou R$ 3 trilhões em movimentação de cargas, um aumento de 38% se comparado com 2020, segundo informações do relatório “Índice da Movimentação de Cargas do Brasil” da AT & M. O número acompanha o crescimento da logística especializada em e-commerce, a qual vem mudando o segmento de envios no país.

Com a logística, todo o processo fica mais organizado, pois cada instituição foca em uma parte específica, facilitando o serviço. Além do mais, esse número acontece pois muitas empresas têm optado cada vez mais pela logística especializada e isso não vem à toa.  

Ela funciona de forma terceirizada, onde uma empresa é contratada para operacionalizar toda a parte logística de um comércio online. Ou seja, uma organização, especializada na venda de produtos online contrata uma outra para organizar, armazenar, catalogar e enviar as mercadorias aos clientes.

Logística especializada: impacto na indústria

Não é de hoje a importância da logística especializada, mas a pandemia de Covid-19 impactou muito sua presença no mercado. Afinal, em 2020 o e-commerce faturou R$ 87,4 milhões, de acordo com a Mastercard SpendingPulse. Vamos combinar, esse é um número considerável mesmo com o grande crescimento no ano seguinte.

Apesar disso, esse modelo não é exclusividade brasileiro. Ele está presente em países com grande número de entregas, como Estados Unidos e França. Assim, o que ocorre agora é apenas a confirmação de um modo de trabalho completo, o qual facilita a vida tanto de quem vende quanto compra produtos.

De acordo com Clóvis Pasini, Diretor Comercial das unidades SHL Fulfillment, em São Paulo, a logística se tornou uma ferramenta necessária para o e-commerce. “Os consumidores começaram a entender que ela é confiável, prática e ágil, tornando-se até mais econômica para o consumidor final.” 

Por que investir na logística para o e-commerce?

Imagine o seguinte cenário: ao desenvolver um comércio online, você precisa garantir uma boa mercadoria; ter um marketing afiado, para conseguir cada vez mais clientes e um estoque e envio de primeira, para manter os compradores satisfeitos. Apesar disso, ter tudo em ordem é um grande desafio.

Pensando nisso, empresas como a SHL Fulfillment desenvolveram um sistema de excelência para facilitar a sua vida quando o assunto é logística de envio. Ao optar por esse modelo vai deixar em mãos especializadas a gestão de estoque dos seus produtos e o envio deles para clientes.

Com isso, toda essa parte de envio fica por cargo de uma empresa terceirizada, a qual recebe a mercadoria, faz o registro dela e a manda ao comprador, quando solicitado. Além disso, ela acompanha toda a viagem do produto, registrando cada passo e resolvendo os problemas que aparecem ao longo da trajetória.

“Quem investe hoje na logística para e-commerce, ganha em eficiência, rentabilidade e prosperidade no crescimento da sua loja, o que a fará mais competitiva junto ao mercado consumidor”, expõe Clóvis Pasini.

Quer aumentar suas vendas também? Aposte na SHL Fulfillment

Com certeza ficou mais claro como a logística terceirizada para o e-commerce pode ser uma mão na roda na gestão de negócios, não é? Além do mais, quem não gostaria de melhorar os índices de vendas, enquanto economiza com logística e departamento pessoal. Tudo isso é possível por meio de um sistema de primeira.

A SHL é especialista em logística terceirizada e sabe exatamente como ajudar o seu negócio a crescer ainda mais. Quer mais detalhes? Acesse o nosso site e entenda como podemos ser um parceiro indispensável para você.