O que fazer com lojas online que não performam nas vendas?

O que pode atrapalhar uma venda online? Pode ser concorrência acirrada, momento de crise econômica, falta de fornecimento adequado do fabricante e até falha logística. Há, porém, um grande problema que impacta negativamente a performance das vendas e nem sempre é levado em consideração: a falta de estrutura da loja virtual.

Keslen de Andrade Deléo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce, desenvolvedora de comércio online, já se deparou com empreendedores que montaram uma loja online, mas não conseguiram deslanchar nas vendas por pura e simples ausência de estrutura:

“Uma loja online do segmento de modas nos procurou quando não performava nas vendas como era esperado. O site estava com muitos bugs, não funcionava direito, travava e, claro, o número de vendas era muito pequeno apesar do alto volume de visitantes” lembra Keslen.

Após diagnóstico e consultoria detalhada, ficou claro que o problema era a estrutura precária da loja virtual e as vendas só começaram a aparecer quando da migração para a plataforma adequada, resolvendo imediatamente o problema.

Sistema precisa ser amigável
Outro ponto que interfere nas vendas, diretamente relacionado com a estrutura online, acontece quando o e-commerce não conta com uma usabilidade eficiente. Uma loja virtual confusa em que o cliente não consegue se movimentar no site – e quando consegue, a lentidão atrapalha o fechamento do carrinho virtual –  também faz o consumidor desistir de comprar. 

O que as lojas onlines que não performam precisam focar é na oferta de uma experiência agradável de navegação, com produtos fáceis de serem encontrados e cuja execução dos processos da compra seja a mais simples e direta possível.

“O mesmo vale para quem está pensando em começar uma loja online. Empreendedores que desejam criar o mesmo modelo físico para o virtual, precisam pensar de maneira diversa. Estamos entrando em um outro universo e ele precisa estar aberto para testar vendas de outras maneiras, quem sabe até com produtos diferentes da loja física, mas sempre com sistemas confiáveis e sem falhas. O online tem uma dinâmica diferente e não pode apresentar falhas” completa Keslen.