Santander reforça atendimento a PMEs no Paraná com 28 polos especializados

Com as inaugurações em Cianorte, Pato Branco e Telêmaco Borba, o Banco completa a cobertura de todo estado com unidades especializadas dedicadas a pequenas e médias empresas

O Santander inaugurou mais três polos de atendimento a pequenas e médias empresas (PMEs), no Paraná. Com as novas estruturas nos municípios de Cianorte, Pato Branco e Telêmaco Borba, o estado agora reúne 28 polos de atendimento com especialistas em soluções financeiras para empresas com faturamento mensal entre R$ 3 milhões e R$ 30 milhões. Os novos núcleos seguem o movimento de interiorização iniciado pelo Banco em 2019 para levar maior capilaridade de atendimento para áreas mais distantes das capitais.

Com os novos polos no Paraná, o Santander completa sua cobertura no estado, com capacidade para atender PMEs de todos os 399 municípios do estado. O modelo pioneiro prevê até oito gerentes em cada unidade, que realizam visitas periódicas às empresas clientes. A previsão em Cianorte é atingir um potencial de cerca de 500 novos CNPJs, em Pato Branco 870 e em Telêmaco Borba mais 440.

Além das novas unidades em Cianorte, Pato Branco e Telêmaco Borba, os polos dedicados às PMEs também estão nos municípios de Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. Em Curitiba são cinco polos e em Londrina mais dois para atender a forte demanda das cidades.

“Esse movimento é fundamental para criar uma relação próxima e duradoura com os clientes, à medida em que os gerentes conhecem a fundo as demandas mais particulares de cada empresa. As estruturas que estão instaladas dentro das agências reúnem times compostos por gerente geral, gerente de relacionamento e gerente de negócios e serviços”, explica Marilize Ferrazza, diretora da Rede Paraná do Santander Brasil.

As empresas atendidas pelos polos do Santander, em regra, têm uma estrutura administrativa, possuem departamentos financeiro, de compras e RH. Com base nessas informações é possível entender o negócio e construir propostas mais adequadas e soluções customizadas para cada perfil de cliente. Outro diferencial deste modelo de atendimento é que cada gerente tem uma quantidade menor de clientes. Indicadores do Santander mostram que a presença física contribui para que o empresário viabilize mais negócios com o Banco. A demanda por crédito é uma das mais recorrentes.

A construção de estrutura dos polos voltados para o atendimento às pequenas e médias empresas (PMEs) no Santander começou em 2016, com uma agência em Guarulhos, na Grande São Paulo. No início de 2020, já eram 190 pontos. Hoje, com o foco do banco voltado à interiorização, já são 218 polos nas cinco regiões do Brasil.

Segundo Franco Fasoli, diretor do segmento Empresas do Santander, nos polos, em média, 80% dos atendimentos ocorrem presencialmente, com os clientes nas agências, ou com os profissionais do banco visitando as empresas.

“O contato pessoal agrega muito valor à empresa. Ideias customizadas, em vez de soluções padrões, ajudam as empresas a terem um crédito aprovado mais rapidamente e a viabilizar uma demanda específica de investimento, de capital de giro ou de negócios internacionais. Como é um trabalho de consultoria, o gerente desenha junto com o cliente a operação mais adequada e a entrega é muito mais ágil”, finaliza o diretor do Santander.