9 elementos que o seu site precisa ter para atrair usuários

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Ter um site profissional é mais do que um diferencial para as empresas na atualidade, mas se tornou um pré-requisito para todas as marcas que desejam se destacar no mercado, ter visibilidade e credibilidade.

O que antes era um investimento maior, hoje ter um site profissional é algo muito mais acessível, pois os valores de pacotes de hospedagem e para registrar domínio são bem menores.

Porém, para elaborar um site atrativo vai muito além do básico como contratar um bom web host e fazer o registro de domínio, mas requer investimento em conteúdo de valor, design, técnicas e estratégias de SEO, dentre várias outras ações.

Pensando nisso, separamos 9 dos principais elementos que seu site precisa ter para atrair usuários, gerar tráfego online e se destacar dos demais sites presentes na internet.

1. Conteúdo de Valor

Um dos principais fatores que levam os usuários a acessar o site e a retornar são os conteúdos de valor que estão presentes ali.

Sites que não geram conteúdo ou que reproduzem conteúdos genéricos na web não são atrativos para o público, pois se tornam mais um site em meio a milhares de sites presentes nas plataformas de busca como o Google.

Para elaborar um conteúdo de valor é necessário estudar e se aprofundar nas preferências do seu público-alvo, além de investir em conteúdos verídicos, com boas fontes e respaldo científico em casos onde é abordado temáticas mais sérias.

Além disso, é muito importante a frequência de posts nos sites, pois sites ativos demonstram mais credibilidade, visto que possuem conteúdos atualizados. Tudo isso torna todo o contexto do site muito mais atrativo para o público e valoriza a sua empresa.

2. Design intuitivo e prático

O design também é um dos fatores fundamentais para que um site seja atrativo, além de que é o fator mais importante que gera a primeira impressão no usuário em relação à uma empresa.

Embora a boa aparência e um layout bonito sejam elementos importantes, ter um design que vai para além da beleza, mas que englobe funcionalidade e praticidade é ainda mais fundamental.

O design intuitivo e prático influencia diretamente na experiência dos usuários durante a navegação do site, pois influencia na coerência dos conteúdos, na facilidade de acesso e até mesmo na velocidade.

Tudo isso inclui um design intuitivo, com organização de abas e subáreas, direcionamento das páginas e principalmente uma identidade visual bem elaborada e agradável.

3. Certificado SSL

O Secure Socket Layer (SSL) é uma importante ferramenta para segurança de dados e informações dos usuários durante a navegação. 

Por meio do certificado SSL que utiliza criptografia de dados, é possível ter a troca de informações e dados pessoais sem comprometer a segurança dos usuários e sem riscos de invasão de terceiros.

Mas afinal, o que isso influencia na atratividade do site? Saiba que hoje em dia os sites que possuem certificado SSL são sinalizados no navegador por meio de um símbolo de cadeado, ou seja, tudo isso influencia na confiança do usuário e na sua experiência no site.

Sites que possuem troca de dados bancários, como e-commerces e lojas virtuais, são ainda mais atrativos quando há o símbolo do certificado SSL, que muitas vezes pode ser contratado nas mesmas empresas onde é possível registrar o domínio e contratar serviços de web host.

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4. Site responsivo para mobile

Hoje em dia, os smartphones fazem parte de uma extensão das próprias pessoas, pois o hábito se tornou tão comum que a maioria dos indivíduos não saem ou se locomovem sem a companhia dos smartphones.

Portanto, além de pensar na estrutura e nos fatores que envolvem um site atrativo para web, é necessário investir em elementos que também tornam o site atrativo para versão mobile.

A versão mobile requer um design responsivo, ou seja, que se adapte a todos os dispositivos e proporcione uma navegação intuitiva e funcional, assim como na versão web.

Para isso, é necessário investir em um layout voltado para os dispositivos, com imagens e textos adequados para telas menores e que não comprometam a agilidade na navegação.

5. Imagens de qualidade

Quando falamos sobre a otimização do site e um layout intuitivo, as imagens são elementos fundamentais para que tudo isso aconteça. Conteúdos visuais, mais do que conteúdos textuais, possuem um grande potencial atrativo para os usuários.

Já se deparou com textos longos e sites cheios de informações sem nenhuma imagem? 

Sites assim desmotivam o usuário a continuar navegando, ao contrário de sites que mesclam imagens de qualidade com conteúdos textuais, ilustrando principalmente as palavras-chaves, que irão influenciar nas estratégias de SEO.

6. Velocidade no carregamento

Você sabia que a velocidade de carregamento está entre os critérios de rankeamento definidos pelo Google? 

Pois saiba que além de influenciar na experiência do usuário, a velocidade no carregamento é também importante para melhorar o rankeamento do seu site no Google.

Um fator importante para melhorar a velocidade do seu site é estar atento ao pacote de hospedagem adequado, que deve ser de qualidade e de acordo com a demanda de tráfego do seu site.

Ao contrário do que muitos imaginam, não basta apenas comprar um domínio e contratar qualquer serviço de hospedagem, mas sim um web host que entregue também velocidade de carregamento, fator diferencial para manter os usuários ativos em seu site  

7. Informações e canais para contato 

Sites de empresas e marcas necessitam ter informações e opções para contato bem estruturadas no site, que sejam visíveis e funcionais.

Afinal, de nada adianta investir em vários elementos para atrair os usuários se, no final, não há como o cliente entrar em contato com o seu negócio ou ele desistir em decorrência da dificuldade de contato.

Portanto, as informações e canais para contato podem ser em formato de formulários, telefone, endereço, e principalmente redes sociais, pois isso gera maior credibilidade aos usuários e fortalece a comunicação do cliente com a marca.

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8. Técnicas de SEO

As técnicas de SEO são as principais ferramentas que devem ser utilizadas no site para atrair usuários, visto que essa é a forma que mais facilita com que seu site seja encontrado no Google.

Dentre as técnicas é utilizado palavras-chaves estratégicas e vários outros elementos que devem ser estudados de acordo com sua persona e o público-alvo que você deseja atingir.

Sites que aparecem no topo das posições de busca são muito mais atrativos para os usuários, não só pela visibilidade como também pela confiabilidade e relevância que isso proporciona.

9. URL amigável

Registrar um domínio de fácil memorização não basta para tornar o seu site atrativo, pois além do domínio existem vários outros elementos que compõem o endereço do site.

Dessa forma, formular uma URL amigável é fundamental para atrair os usuários ao site, pois facilita o acesso e até mesmo a memorização do endereço na web. 

Portanto, evite URL repletas de números e letras e busque simplificá-la o máximo possível, sem perder a descrição objetiva da página.

Conclusão

Esses foram alguns dos elementos fundamentais para o seu site atrair os usuários, porém, é válido contar com auxílio de especialistas para traçar as estratégias adequadas de acordo com a demanda do seu site.

Embora a organização, layout, técnicas SEO e todos esses 9 elementos sejam essenciais para tornar qualquer site atrativo, é importante estar aberto para novas funcionalidades e para as tendências que surgem no ambiente digital.