Portal do Impacto oferece conteúdo gratuito para impulsionar o terceiro setor

Portal do Impacto

Plataforma tem o objetivo de fortalecer a gestão e captação de recursos de ONGs a partir de artigos, ebooks, podcasts e webinars

Dedicação e entusiasmo são características comportamentais valiosas, mas insuficientes para a manutenção e o sucesso de ONGs. A necessidade de um amplo conjunto de competências está aumentando, especialmente em um contexto de mundo que muda cada vez mais rápido.

No universo de 815.676 organizações identificadas pelo Mapa das Organizações da Sociedade Civil, iniciativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), destacar-se é primordial para atingir as metas dessas instituições. Como as ONGs se empenham em defender direitos e suprir as deficiências do governo relacionadas a problemas socioambientais, precisam ter ciência de como lidar com questões administrativas, jurídicas, de comunicação, captação de recursos, resolução de problemas, entre outras.

Essas demandas não exigem apenas habilidades comportamentais, mas também conhecimentos específicos para a conquista de um desempenho satisfatório. Com a finalidade de amparar os gestores dessas iniciativas, a Phomenta –  negócio de impacto que tem como missão fortalecer as ONGs.

O projeto nasceu em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19, inicialmente como uma página na internet (landing page). A live “Como o coronavírus impacta as ONGs?” marcou o início do portal que, com o apoio institucional do Itaú Social, tornou-se um site independente em maio do mesmo ano.

“O Portal do Impacto surgiu com esse viés de ajudar as ONGs a superarem esse momento mais desafiador da pandemia. Não tínhamos muitas informações sobre a Covid-19 e queríamos oferecer o suporte para as organizações se estruturarem rapidamente”, explica Daiany França, coordenadora de conteúdo do Portal do Impacto.

Temáticas bem embasadas fidelizam audiência 

O projeto cresceu rapidamente: em 2021, cerca de um ano após o lançamento, já tinha registrado mais de 150 mil visualizações. O site tem se consolidado como um dos maiores portais de conteúdo para ONGs do país e contém materiais gratuitos para empreendedores sociais, para quem trabalha em uma ONG e também para quem se interessa pelo terceiro setor. Gestão, captação de recursos, voluntariado, comunicação e boas práticas estão entre os assuntos debatidos na plataforma. Rodrigo Cavalcante, CEO da Phomenta, detalha o olhar estratégico do Portal: “A plataforma disponibiliza conteúdos para o público que, muitas vezes, estão restritos a cursos, programas de aceleração ou consultorias. Assim, qualquer organização com acesso à internet pode recebê-los, ouvir os podcasts com materiais práticos, simples, com exemplos. Nosso objetivo é democratizar todos os conteúdos e ferramentas que apoiam a gestão das organizações”.

De acordo com a coordenadora do Portal do Impacto, trabalhar no terceiro setor exige uma série de soft skills e de hard skills. Referindo-se aos traços de personalidade, ela cita curiosidade, abertura a inovações, menor resistência a mudanças, trabalho em equipe, capacitação contínua e atenção à realidade das comunidades beneficiadas.

Algumas das hard skills envolvem o conhecimento sobre técnicas e ferramentas de planejamento, estruturação da captação de recursos e visão estratégica. “O planejamento é prioridade para a organização não viver apagando incêndios. Estruturar bem a captação de recursos é o tendão de Aquiles. A visão estratégia é não olhar apenas para o dia de hoje, mas tentar ver o futuro, ter um olhar a longo alcance, entender os porquês da organização, qual o problema que estão resolvendo e o impacto causado”, observa Daiany.

Ao oferecer discussões sobre os diversos temas que perpassam o funcionamento de uma instituição, o Portal do Impacto se torna um de seus impulsionadores. Uma das maiores dificuldades das ONGs é a área de captação de recursos, que possui uma área exclusiva na plataforma. Outras editorias são Aspectos Jurídicos, Casos e Experiências, Comunicação e Marketing, Cultura de Doação, ESG, Gestão Financeira, Caixa de Ferramentas, Gestão Organizacional, Saúde Mental e Sua ONG do Zero.

Os artigos são baseados nas demandas dos gestores de ONGs e o portal realiza pesquisas com o público para descobrir quais são os assuntos sobre os quais o público gostaria de ler. Há temas, por exemplo, que são solicitados durante as acelerações de ONGs promovidas pela Phomenta. “O Portal está sempre buscando inovar não só nos tipos de conteúdo, mas também nos formatos. Lançamos podcast, ebook, fizemos um curso inovador sobre captação de recursos via Whatsapp, com participação de mais de mil pessoas. Sempre estamos testando modelos novos e diferentes de levar esses conteúdos para organizações de todo o Brasil”, esclarece Rodrigo.

Parcerias estratégicas e histórias inspiradoras 

A plataforma possui uma parceria de conteúdo com 12 especialistas do terceiro setor, como Natália Gonzales e Phillipe Halley, ambos da Nuclear.Hub, que conecta pessoas, causas e marcas. Outros nomes são Maria Cecília Prates, do Estratégia Social, e Célia Schlithler, assessora especialista em instituições de investimento social, ONGs, coletivos e redes.

Embora atuem no setor filantrópico, não se pode esquecer que as ONGs precisam cumprir obrigações contábeis, trabalhistas, administrativas e tributárias, assuntos contemplados nas séries de artigos Aspectos Jurídicos e Sua ONG do Zero. Na Caixa de Ferramentas, o público tem acesso às ferramentas práticas e úteis apresentadas e discutidas nos programas de Aceleração da Phomenta.

Histórias inspiradoras com empreendedores do terceiro setor compõem o Podcast do Impacto, com periodicidade quinzenal. Uma delas é a de Cristiano Santarem que, após um intercâmbio na Austrália, abandonou a iniciativa privada para se dedicar a causas sociais. Atualmente, ele gerencia a comunicação do Projeto WimBelemDon, que utiliza o tênis para auxiliar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na região do extremo sul de Porto Alegre (RS).

Outra convidada foi a pedagoga e cientista social Aline Odara, idealizadora e diretora do primeiro fundo filantrópico de mulheres negras do Brasil, o Fundo Agbara (palavra yorubá que significa potência). Criado em 2020, o Agbara visa potencializar o maior número de iniciativas de mulheres negras, viabilizando independência financeira e emocional.

Por outro lado, a proposta do podcast Papo do Impacto é abordar mitos e temas espinhosos que são pouco debatidos no setor. No primeiro episódio, por exemplo, “Propósito e trabalho com impacto” surge a pergunta: “É possível ganhar dinheiro e mudar o mundo?”.

O portal disponibiliza ainda e-books de forma gratuita, como: Guia para alavancar seu Bazar e Nossa causa: Funil de Doação. O guia apresenta uma série de orientações para a melhoria da gestão e da arrecadação financeira, enquanto o segundo e-book explica o que é o funil de doação e como usá-lo nas organizações.  

Além do Itaú Social, existem mais três parceiros de conteúdo e divulgação da plataforma. A Rock Content –  referência no mercado de Marketing – disponibiliza bolsas para seus cursos. O Movimento Arredondar, ONG que coleta microdoações de pessoas físicas, produz conteúdo relacionado a causas. Já o Movimento por uma Cultura de Doação proporciona visibilidade ao Portal do Impacto e vice-versa. O Portal pode ser acessado em www.portaldoimpacto.com

Sobre a Phomenta

A Phomenta é um negócio de impacto que apoia as ONGs e os seus empreendedores, por meio de educação em gestão, maior reconhecimento e conexões com empresas e potenciais parceiros. Nos últimos anos, capacitou mais de 400 ONGs de todas as regiões do Brasil, por meio de programas de aceleração, e transformou mais de 800 colaboradores de empresas em consultores de impacto por meio dos programas de voluntariado corporativo. Por meio do Portal do Impacto, plataforma de conteúdos gratuitos sobre gestão e captação de recursos, informa e influencia mais de 3000 organizações todos os meses. Para saber mais informações, acesse: www.phomenta.com.br e www.portaldoimpacto.com